H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Placas do Mercosul entram em vigor no Paraná 

Placas do Mercosul entram em vigor no Paraná 
Placas do Mercosul serão implantadas no Paraná a partir do próximo dia 17 de dezembro  (Foto: Imagem ilustrativa/Ministério das Cidades )

Por Paulo Bogler - H2FOZ 

O Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) informou, por meio da Agência Estadual de Notícias, que começará a adotar as placas de veículos do Mercosul (Mercado Comum do Sul). O processo de conversão está previsto para ter início no estado no próximo dia 17 de dezembro. 

Com a sequência de três letras, um número, uma letra e dois números, a placa padronizada possui QR code, o que possibilita a sua rastreabilidade. O objetivo da mudança é aumentar a segurança e a fiscalização dos veículos, evitando principalmente as clonagens. 

A nova placa mantém as dimensões dos modelos já usados no país: 40 cm de comprimento por 13 cm de largura. O fundo é branco e a cor das letras e das bordas muda conforme a categoria do veículo, divididos entre particulares, oficiais, comerciais, entre outras classificações. 

Conforme o Detran do Paraná, a obrigatoriedade das placas do Mercosul será para primeiro emplacamento, aquisição de veículo, aquisição de veículo com troca de município, alteração de dados com complementação de placa, mudança de município, registro de outro estado, troca de categoria e em casos que necessitem a troca das placas.

A padronização ocorrerá no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.