H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Plenária do Codefoz será decisiva para instalação de lojas francas

Plenária do Codefoz será decisiva para instalação de lojas francas
Plenária do Codefoz sobre lojas francas será nesta terça-feira na Fundação Cultural (Foto: Nilton Rolin (arquivo))

Uma das questões mais discutidas em relação ao futuro econômico da região trinacional nos últimos tempos, a instalação de lojas francas em Foz do Iguaçu terá um passo decisivo nesta terça-feira, dia 7. Nessa data ocorrerá a 6ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) para debater o tema. Será às 18h, no auditório da Fundação Cultural.

O encontro da próxima semana deverá marcar a posição do Codefoz sobre a instalação das lojas francas de fronteira terrestre em Foz do Iguaçu. Será uma oportunidade para colaborar com a decisão do prefeito Chico Brasileiro sobre o funcionamento de free shops na cidade. A pauta é importante a fim de esclarecer pontos que ainda geram dúvidas sobre o assunto, como o local onde poderão ser instaladas as lojas, horário de funcionamento e tributação sobre as mercadorias vendidas.

A plenária deverá reunir representantes de entidades representativas da cidade, as quais já vêm mobilizando-se e buscando informações sobre a Instrução Normativa nº 1.799 da Receita Federal, de março de 2018, dispondo sobre o funcionamento desses centros comerciais. A norma complementa a Lei Federal nº 12.723/2012, que autorizou a instalação de lojas francas no Brasil, porém que ainda não está em vigor na prática.

Encontro e estudo
Em julho, o presidente do Codefoz, Mario Camargo, e o diretor-executivo, Dimas Bragagnolo, estiveram em Porto Alegre em busca de mais subsídios com membros da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Frente Parlamentar dos Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira.

No mês de junho, o Codefoz realizou o I Seminário sobre a Instalação de Loja Francas em Foz do Iguaçu e Cidades de Fronteira e seus Impactos. Entre os presentes, o superintendente da 9ª Região Fiscal da Receita Federal, Luiz Bernardi, entre outras autoridades. O evento teve palestras e a apresentação do Estudo Comparativo da Tributação Aplicada aos Produtos Nacionais e Importados a serem Comercializados nas Lojas Francas de Fronteira Terrestre.

O levantamento foi encomendado pelo Codefoz ao curso de Ciências Contábeis da UDC para trazer informações essenciais às discussões e futuras definições sobre o tema.

Serviço:
6ª Reunião Ordinária do Plenário do Codefoz
Dia: 7 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h
Local: auditório da Fundação Cultural

(Grampo Comunicação)