Polícia Civil do Paraná ganha força no combate à corrupção

Centro interno foi criado para melhorar a capacidade de extração, pesquisa e análise de dados.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Polícia Civil criou novos mecanismos para a condução de investigações relacionadas à corrupção e lavagem de dinheiro. Foi criado um centro interno capaz de melhorar a capacidade de extração, pesquisa e análise de dados. Além disso, a mudança assegura a atuação de uma equipe multidisciplinar, com policiais civis das áreas de investigação e inteligência, além de peritos criminais da Polícia Científica, entre outros.  

O decreto 4.596, de 6 de maio de 2020, publicado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, também altera o nome da unidade especializada neste tipo de investigação. A antes denominada Divisão de Combate à Corrupção passa a se chamar Divisão Estadual de Combate à Corrupção.

“É um reforço importante no combate à corrupção em nosso Estado e reforça a política de integração de forças. A Polícia Civil tem atuado com muita seriedade nessa área. O Paraná melhorou a sua metodologia a partir da autonomia que as forças de segurança têm para atuar em prol da nossa sociedade”, disse Ratinho Junior.

Dentro da nova estrutura foi criado o Centro Integrado de Pesquisa e Análise de Dados, com atribuição para serviços tecnológicos voltados à extração, processamento e análise de dados e documentos de interesse das investigações relacionadas à corrupção.

O decreto prevê a atuação de policiais civis especializados em inteligência, servidores que trabalham no Laboratório de Tecnologia de Combate à Lavagem de Dinheiro da Agência de Inteligência da Polícia Civil – e peritos criminais especializados em computação e contabilidade forenses, designados pela Polícia Científica.

“É um importante avanço para a segurança pública estadual. São servidores capacitados, tanto da Polícia Civil, quanto da Polícia Científica, atuando de forma integrada nas investigações de combate à corrupção. Além disso, essa integração facilita a investigação, traz mais celeridade e garante uma maior confiabilidade no resultado final, diminuindo o número de pessoas com acesso aos sistemas confidenciais”, disse o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

Para o delegado-geral Silvio Jacob Rockembach, o decreto reafirma o propósito de fazer do Paraná um Estado inovador na área de segurança pública. “A implantação da ferramenta coloca a Polícia Civil em outro patamar”, ressalta.

Rockembach acredita que, com recursos tecnológicos de última geração e equipes multidisciplinares compostas por policiais civis, peritos criminais, auditores da Receita Estadual e da Controladoria Geral da União, as investigações de combate à corrupção e lavagem de dinheiro têm tudo para atingir nível de excelência. “Tenho plena certeza que este modelo que está sendo implantado no Paraná servirá em breve de inspiração para as polícias civis de outros estados”, acrescenta.

O delegado da Divisão Estadual de Combate à Corrupção, Allan Flore, avalia as mudanças como avanços para a Polícia, pois viabilizam alterações importantes. “Dentre elas a criação de uma estrutura que congrega atuação de policiais civis e peritos criminais, dando enorme celeridade aos trabalhos técnicos de extração de informações que são importantíssimas para as investigações em curso”, diz.

Concurso para a Polícia Civil está aberto

A Polícia Civil está com as inscrições abertas para seu Concurso Público 2020. Elas devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conduz o concurso. São ofertadas 400 vagas: 50 para delegado de polícia, 300 para investigador e 50 para papiloscopista. O concurso é regionalizado e prevê a realização de provas simultâneas para todos os cargos na primeira fase.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.