H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Polícia Federal comemora 15 anos da perícia criminal em Foz

Polícia Federal comemora 15 anos da perícia criminal em Foz

H2FOZ - Alexandre Palmar
Foto: Marcos Labanca

A Polícia Federal em Foz do Iguaçu tem várias participações em investigações técnico-científicas e perícias criminais de repercussão regional e nacional. São casos que poderiam servir de roteiro para séries televisivas sobre o trabalho de órgãos de segurança.

Cheia de resultados para contar, a Polícia Federal realiza nesta sexta-feira, 27, um solenidade alusiva aos 15 anos do Núcleo Técnico-Científico (NUTEC) e de atuação da perícia criminal federal na região fronteiriça. O evento está marcado para começar às 9 horas, no auditório da delegacia local.

Os peritos tem participação, por exemplo, em laudos de engenharia do tríplex e do Instituto Lula para a Operação Lava-Jato; reprodução simulada do confronto entre policiais militares e integrantes do MST em Quedas do Iguaçu; laudos de engenharia nas obras de pavimentação asfáltica da Operação Pecúlio; laudos de informática nas Operações Pecúlio, Nipoti, Sustenido, Hammer On e Confraria Cataratas.

Durante a cerimônia, ocorrerá o lançamento da série televisiva Perícia Criminal Federal, produzida em cinco capítulos pela emissora TV Tarobá (Rede Band). Participarão autoridades da Justiça Federal, da Procuradoria da República, da Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública.

Também será apresentada a nova extratora rotativa de corpos de prova de pavimentos, adquirida em parceria com a Justiça Federal para a realização de futuras perícias em obras de pavimento. Esse equipamento é semelhante ao utilizado nos exames de engenharia das obras de pavimentação da Operação Pecúlio.