Prevenção, superação e apoio. Blue Park abraça campanha de combate ao câncer da mama em Foz

Em evento de solidariedade e lazer na praia, mulheres contaram como venceram ou enfrentam a doença, e profissionais deram dicas de saúde.

Apoie! Siga-nos no Google News

Orientação para o autoexame, dicas de saúde da mulher, indicação sobre serviços de apoio e tratamento, compartilhamento de histórias de superação e lazer. Essa foi a programação do Pink Park, iniciativa do Blue Park para fortalecer a campanha de combate ao câncer da mama em Foz do Iguaçu, realizada sábado e domingo (19 e 20).

O evento contou com a parceria do Shopping China e da União Iguaçuense de Apoio a Pessoas com Câncer (Unican), que mantém a Casa de Apoio na região da Vila A, para acolhimento e atendimento a pacientes oncológicos de Foz e de cidades da região. A entidade também receberá doação de parte dos recursos da bilheteria do parque, resultado da visitação do último sábado.

Durante o Pink Rosa, foi instalada uma tenda em que profissionais prestaram orientação em saúde, com quiz sobre a importância dos cuidados para a prevenção e detecção precoce do câncer da mama. As atividades contaram com uma equipe multidisciplinar formada por médico, nutricionista, psicóloga e assistente social.

Profissionais e voluntários participantes da ação deram dicas de saúde e prevenção.

Na Árvore da Esperança, visitantes do Blue Park deixaram mensagens de afeto, carinho e esperança a mulheres em tratamento contra o câncer. A peça com os recados será colocada no setor de oncologia do município, para que pacientes e seus familiares, assim como profissionais da saúde, tenham acesso a essa corrente solidária.

Presente ao Pink Park, Lilian Deise Brisuella compartilhou sua história pessoal. Ela destacou a importância da campanha Outubro Rosa para reforçar a prevenção e o autoexame. “É importante esclarecer que muitas vezes o nódulo que revela a doença não dói. Por isso, no autoexame, se a pessoa sentir algo diferente deve procurar ajuda médica”, destacou.

Lilian Deise Brisuella frisou a importância da campanha para incentivar o autoexame.

Para Eliane Domingues, a integração, as dicas e as orientações reunidas no Pink Park são necessárias para o enfrentamento do câncer da mama. “Quanto mais eventos como esse para mobilizar as pessoas, melhor. É importante que a mulher faça a prevenção. E aqui foi ensinado o passo a passo de como realizar o autoexame”, afirmou.

Orientações ajudam na prevenção ao câncer de mama, disse Eliane Domingues.

Parceria para fazer a diferença

Assistente social e coordenadora da Unican, Neide Marques Ciusz ressaltou que para a prevenção as pessoas precisam ter conhecimento sobre a doença. “Essa é a importância de ações desenvolvidas pela comunidade, como o Pink Park, pois as pessoas se informam e tiram suas dúvidas sobre o câncer da mama no momento de descontração e diversão”, frisou.

A parceria entre a Unican e o Blue Park foi destacada por Neide Marques Ciusz.

“Essa parceria entre o Blue Park e a Unican é de extrema importância para nós, que dependemos exclusivamente de doações para manter as atividades de apoio às pessoas com câncer”, sublinhou Neide. “Temos gratidão e o prazer de associar a entidade ao Blue Park, essa marca forte. Juntos, fazemos a diferença”, completou.

Compromisso social

Coordenadora de Marketing da Rede Mabu, que congrega o Blue Park, Luiza Piloto explicou que a direção do atrativo firmou parceria com a Unican pelo trabalho reconhecido que a entidade faz junto a pacientes oncológicos e suas famílias. “É uma ação muita séria de acolhimento, atendimento assistencial e orientação a pessoas que precisam de auxílio”, acentuou.

Ações junto à comunidade fazem parte das boas práticas do Grupo Mabu, frisou Luiza Piloto.

“Sustentabilidade e ações sociais com a comunidade são iniciativas que estão no ‘DNA’ do Grupo Mabu e do Blue Park”, mencionou Luiza. “Trabalhamos com entretenimento e diversão, elementos importantes no processo de tratamento e que elevam a autoestima.  Com o Pink Park, aliamos lazer e conhecimento, prevenção e promoção da saúde”, complementou.

No Pink Park teve:

Passo a passo sobre como fazer o autoexame corretamente.  

Dicas de saúde e prevenção com equipe multidisciplinar.

Histórias de superação.

Atividades de lazer e recreação.

Distribuição de materiais informativos.

Árvore da Esperança com mensagens de afeto e solidariedade.

Informação sobre os direitos da pessoa com câncer.

Indicação de espaços de apoio durante o tratamento.

Doação de parte dos recursos da bilheteria do Blue Park para a Unican.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.