Previsão de crescimento da economia brasileira anima o Paraguai

Em Ciudad del Este, já se nota um aumento nas vendas, segundo a Câmara de Comércio e Serviços.

Apoie! Siga-nos no Google News

A projeção de crescimento da economia brasileira este ano – previsão é de aumento de 2,2% no Produto Interno Bruto – anima os paraguaios. Em Ciudad del Este, já se notou um aumento nas vendas nesta temporada, em comparação com o ano passado.

O vice-presidente da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este, Juan Vicente Ramírez, disse que as vendas ainda não chegaram "aos níveis ótimos que desejamos, mas estão se registrando incrementos".

Segundo ele, os brasileiros "compram desde produtos eletrônicos até vestuários de marcas famosas e perfumes".

O jornal La Nación destaca a previsão do Fundo Monetário Internacional, de crescimento da economia brasileira, principalmente devido à reforma da previdência e à queda dos juros, "no contexto de uma inflação baixa".

O jornal observa que a BBC Mundo também analisou a situação brasileira e informou que, este ano, o Brasil crescerá mais que o México, a segunda economia mais importante da América Latina.

Para o Paraguai, diz o La Nación, "as condições alentadoras para o gigante sul-americano têm uma incidência direta sobre a economia paraguaia, por ser o maior sócio comercial".

E a confiança paraguaia "já se sente na zona Leste do país, mais precisamente na zona fronteiriça de Ciudad del este, onde 95% das vendas se destinam aos compradores brasileiros".

O economista paraguaio Jorge Garicoche, ouvido pelo La Nación, diz que o crescimento da economia brasileira vai representar um crescimento da demanda, o que aumentará a oportunidade de o Paraguai exportar mais, além de melhorar as vendas para turistas e incrementar o investimento brasileiro no país.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.