H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Professor Afonso analisa cenário eleitoral em Foz

Professor Afonso analisa cenário eleitoral em Foz

H2FOZ - Alexandre Palmar

Em outubro temos as eleições. Daqui a dois meses. O tempo passa voando. Como neste ano o calendário está diferente, mais compacto, as convenções partidárias, que sempre ocorriam em junho, desta vez iniciaram em 20 de julho e terminam neste domingo, dia 5.

Em tese, os partidos teriam de divulgar as candidaturas logo em seguida. Mas na realidade as agremiações podem registrar os nomes até o dia 15 de agosto.  É uma brecha na legislação. Ou seja, muita água vai rolar ainda nos próximos dias.

Em Foz do Iguaçu, o debate é grande em relação ao número de candidatos a deputado federal e estadual. Entra eleição, passa eleição, a cidade sente a falta de deputados federais em Brasília. “Temos” o Fernando Giacobo, cujo domicílio eleitoral é no município, mas a atuação é regional.

Na semana passada, entidades como a ACIFI e a OAB manifestaram preocupação com o número de candidatos a deputado federal e estadual. São mais de 30 no total. As instituições defendem candidaturas com viabilidade eleitoral e comprometidas com Foz do Iguaçu.

Sobre esse assunto, conversamos com o sociólogo José Afonso Oliveira no Clube dos Amigos. Entre os enfoques abordados estão o verdadeiro papel de um deputado federal e estadual e o pedido de redução do número de candidatos visando a garantir a eleição de representantes.

Durante a entrevista, também perguntamos sobre o direito de lançar candidaturas e como ficam os partidos pequenos, muitos de firmeza ideológica, que lutam para sobreviver diante da cláusula de barreira.

O educador também comentou os prejuízos para Foz do Iguaçu causados pela carência de representantes em Brasília e Curitiba, considerando a nossa localização na fronteira e importância no cenário nacional. Ele ainda deu sua opinião sobre o voto distrital.

Escute a entrevista na íntegra.

O Clube dos Amigos é uma produção conjunta do H2FOZ e da Rádio Clube, apresentado por Alexandre Palmar, Paulo Bogler, Claudete Oliveira e Moacir Júnior.

O programa é transmitido todos os sábados, das 11h às 12h, na frequência 100,9 FM.  Você também pode ouvir no site www.portalclube.com ou na página www.facebook.com/radioclubefmfoz. Envie sua mensagem pelo WhatsApp 99955-9899.