H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Denise Paro

Profissionais do turismo de Puerto Iguazú clamam por socorro em protesto

Profissionais do turismo de Puerto Iguazú clamam por socorro em protesto
O protesto envolve agentes de viagem e guias de turismo.   (Foto: Pedro Rivas)

H2FOZ - Denise Paro 

Centenas de profissionais do turismo participaram, por volta das 11h desta segunda-feira, de uma marcha em Puerto Iguazú, Argentina, para chamar a atenção do governo do país para a dificuldade que o setor vem enfrentando. Realizado simultaneamente em 16 cidades argentinas, o protesto envolve agentes de viagem e guias de turismo.  

Os manifestantes saíram em carreata da Praça San Martin, área central de Puerto Iguazú, até o Marco das 3 Fronteiras, onde se concentraram. Com bandeiras da Argentina e faixas, eles anunciavam: “Salvemos a Iguazú, Salvemos al turismo”. Os trabalhadores reivindicam a volta dos voos domésticos no país, a flexibilização dos bloqueios realizados em rodovias nacionais, que dificultam a circulação de pessoas, além de medidas para reativar o setor. 

Os manifestantes saíram em carreata da Praça San Martin até o Marco das 3 Fronteiras - Foto Pedro Rivas

O prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Fillipa, e proprietários de agências participaram do protesto. O turismo argentino está praticamente parado desde março, quando foi anunciada a quarentena pelo governo. Apesar de ter sido reaberto em julho, o Parque Nacional del Iguazú opera com número restrito de visitantes, e o aeroporto local continua sem voos.

O turismo argentino está praticamente parado desde março - Foto Pedro Rivas

Em entrevista ao jornalista Pedro Rivas, a proprietária de uma empresa do setor, Yamila Berro, afirmou que a situação é preocupante em razão do fechamento de empresas hoteleiras, gastronômicas e de turismo: “Necessitamos de ajuda para continuar fazendo turismo”. 

Em Puerto Iguazú, pelo menos 300 a 400 guias sobrevivem do turismo, além de funcionários de hotéis e restaurantes. Esse foi o terceiro protesto realizado pelo setor.