Receita Federal alerta sobre falsos leilões na internet 

Páginas eletrônicas estão simulando falsos leilões da Receita Federal do Brasil (RFB). O alerta partiu do próprio órgão.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Denise Paro

Páginas eletrônicas estão simulando falsos leilões da Receita Federal do Brasil (RFB). O alerta partiu do próprio órgão. Os endereços simulam até mesmo o logotipo, a fim de dar mais credibilidade ao serviço.

Segundo a Receita Federal, os leilões de mercadorias apreendidas não são feitos em sites privados. O canal oficial e único é o Sistema de Leilão Eletrônico que pode ser acessado no endereço www.gov.br/receitafederal.

O sistema está disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Nesse campo é possível fazer propostas e lances. O link para o portal (e-CAC) pode ser localizado clicando no menu principal do site da Receita Federal, que dá acesso fácil aos vários serviços ofertados pelo órgão: www.gov.br/receitafederal/pt-br. Ao entrar nesse menu e selecionar “Canais de Atendimento”, aparecerá o link para o portal e-CAC: (https://cav.receita.fazenda.gov.br/ecac/).

A Receita Federal ainda esclarece que, para não ser vítima de fraude, a melhor dica é que todas as páginas referentes a leilões têm no domínio principal o final gov.br. Portanto, os sites da RFB nunca terminam com .com ou .org. Ao rolar a página, haverá um link com orientações sobre os leilões. 

Também é importante frisar que o pagamento das mercadorias arrematadas nos leilões se dá exclusivamente por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF). Nunca é solicitado depósito ou transferência para conta de terceiros. 

Denúncias sobre sites suspeitos de fraude podem ser feitas na Ouvidoria do Ministério da Economia: https://www.gov.br/economia/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.