Revalida 2020: edital foi publicado no Diário Oficial. Prova será em 6 de dezembro

Exame reconhece diploma de médicos formados em instituição fora do país para o exercício da atividade no Brasil. Acesse o edital.

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler

O governo federal publicou no Diário Oficial da União a portaria e o edital do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior (Revalida 2020). A prova deverá ser aplicada no dia 6 de dezembro. 

Gerido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame receberá inscrições entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro. Esse prazo é para a primeira etapa. 

O Revalida é aplicado a médicos formados em instituição de ensino superior fora do país. A prova visa a revalidação dos diplomas dos médicos que queiram atuar no Brasil. 

De acordo com a Agência Brasil (ABr), o Revalida foi criado em 2011, somando sete edições de provas realizadas; desde 2017 não é aplicado.

Este ano, quem reprovar na segunda fase poderá se inscrever novamente para esta etapa numa próxima edição do exame, sem precisar fazer nova prova teórica novamente.

A primeira etapa do exame será no Paraná e em outros estados brasileiros, além do Distrito Federal. “Os participantes poderão escolher a cidade onde desejam fazer a prova.

Já a segunda etapa será uma avaliação prática e terá edital próprio que ainda será divulgado”, informou a ABr. 

A inscrição é feita por meio do site revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao.

São requisitos exigidos dos candidatos ao Revalida:

– custear a realização do Exame;

– ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal de residência no Brasil;

– enviar imagens do diploma (frente e verso), como solicitado pelo sistema de inscrição;

– ter registro no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) emitido pela Receita Federal do Brasil;

– ser portador de diploma médico expedido por instituição de ensino superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo seu ministério da educação ou pelo órgão equivalente; autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo de Apostilamento da Haia, regulamentado pela Convenção de Apostila da Haia, tratado internacional promulgado pelo Brasil por intermédio do Decreto nº 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

Clique aqui para acessar o edital publicado no Diário Oficial da União.

Link para acessar o edital do Revalida 2020. 

(Com informações da Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.