H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Sarau em Foz celebra 70 anos de direitos humanos 

Sarau em Foz celebra 70 anos de direitos humanos 
Evento aberto ao público terá música, exposições, feira de orgânicos e banca de livros (Foto: Divulgação )

Paulo Bogler - H2FOZ 

Um marco histórico para o sistema de garantias individuais e sociais, a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 70 anos neste mês de dezembro. A data de reflexão será marcada em Foz do Iguaçu com o Sarau 70 DH, neste sábado, 8, a partir das 17h, com entrada gratuita. 

Promovido pela entidade não governamental iguaçuense CDHMP (Centro de Direitos Humanos e Memória Popular), o evento terá apresentações musicais, exposições, feira produtos orgânicos e banca de venda de livros. O sarau irá comercializar de bebidas e petiscos. 

O encontro visa a estimular a reflexão sobre os desafios relacionados à promoção dos direitos humanos na atualidade. A confraternização também pretende arrecadar recursos para a manutenção da sede do CDHPM e dos projetos realizados por ativistas e militantes que integram a organização. 

“O sarau é um espaço democrático, com um bom papo, música engajada e compromisso coletivo de defender os direitos humanos”, frisa o presidente do CDHMP, Aluizio Palmar. “Convidamos a todos para que participem com projetos, ideias e produtos para expor”, completa. 

Arte e direitos humanos

O Sarau 70 DH contará com show de voz e violão do músico Jaime Schlogel, o “Pingo”. No repertório, sambas, chorinhos e outras composições da Música Popular Brasileira, além das clássicas canções de engajamento político e social.  

Entre as instalações, o evento apresentará a exposição “À flor da pele”, de Aline Torres e Marcão Oliveira, que aborda a valorização da identidade afrodescendente. Artista plástica, estilista e artesã Mayara Regina irá expor suas criações baseadas nos conceitos de reuso de materiais e sustentabilidade. 

Carta dos direitos 

O Brasil é signatário da Declaração dos Direitos Humanos, documento que foi aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Em 30 artigos, o texto garante a todas as pessoas os direitos humanos, a igualdade, a dignidade e as liberdades fundamentais. A carta é contra todas as formas de opressão e de discriminação. 

Sarau 70 anos dos Direitos Humanos
8 de dezembro (sábado), às 17h
Alameda Batuíra, 146, Vila A – Foz 
www.cdhmp.com.br

Arte: Cláudio Siqueira/CDHMP