“Sexo, drogas e rock’n roll” é um dos destaques do Pint of Science 

Misture cerveja com boa dose de ciências e… você tem um evento imperdível!

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Assessoria

Parece o nome de um evento convidativo à balbúrdia, mas “Sexo, drogas e rock ´n roll” é o título de uma das seis palestras que compõem a programação do Pint of Science, em Foz do Iguaçu. 

A segunda edição do evento mundial de divulgação científica em bares acontece de 20 a 22 de maio em seis locais diferentes, sempre após as 19h, com entrada gratuita.

A palestra do título será conduzida pela médica infectologista e professora do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Flávia Trench, e pelo antropólogo e doutor em Sociologia José Hermógenes Moura da Costa, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Bom papo e boa cerveja, receita infalível. Foto Divulgação

Com humor

“Vamos mostrar avanços na medicina que só ocorreram devido à epidemia de Aids no planeta [nos anos 80 e 90], e isso do ponto de vista da ciência, dos direitos do cidadão e das relações humanas, entre outros aspectos", resume Flávia Trench. ”Tudo com muito bom humor, é claro”.

Para a professora, é preciso desmistificar às novas gerações de que fazer ciência é difícil ou incompreensível. E o Pint of Science atende este objetivo: atiça a curiosidade das pessoas para a carreira científica e oferece ao pesquisador o contato com a sociedade à qual seu trabalho serve. 

“Em última instância, a ciência deve servir à humanidade, e isto deve estar muito claro para ambas as partes", conclui.

Em sua fala, o professor José Hermógenes vai analisar a perspectiva das relações entre drogas e sexualidade no contexto do proibicionismo. 

“Por meio de aspectos históricos e antropológicos, vou mostrar como a cristianização ressaltou as relações entre uso de drogas e formas degeneradas de vida sexual e corrupção moral em nome do imperativo de desapego da carne”, adianta.

“Sexo, drogas e rock ´n roll” vai fechar a programação do festival na quarta-feira (22), no Hell’s Dogs Motorcycle Bar. 

Este ano, seis bares vão receber o evento. Foto Divulgação

“Mulheres na Ciência” também em debate

“Por que hoje, para muitas pessoas, é difícil lembrar do nome de uma mulher cientista, intelectual?” 

A provocação é da pesquisadora Idete Teles dos Santos, professora da área de Ética e Filosofia na Unila, que vai tratar sobre o tema “Mulheres na Ciência”, no Pint of Science. 

Segundo Idete, tivemos e temos grandes mulheres na ciência, grandes intelectuais em todas áreas de conhecimento e em todos os continentes. 

“Contudo, para além do heroísmo que estas mulheres precisaram para realizar seus trabalhos, ainda hoje elas não recebem, em geral, o reconhecimento da sociedade, da história”, afirma. 

Junto com ela estará a professora Edna Possan, também da Unila, que abordará os principais desafios das mulheres na ciência, sobretudo nas áreas mais “duras” do conhecimento, como ciências exatas, engenharia e computação.

A apresentação será na terça-feira (21), no Eden Steak Garden & Choperia.

Entre os demais palestrantes, estão pesquisadores locais, de universidades públicas como a Unila e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além de convidados externos, como o professor Carlos Coimbra, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o youtuber Filipe Figueiredo (do canal Nerdologia).

O “Pint Foz” é um projeto de extensão da Unila e tem o patrocínio do Parque das Aves e da Cataratas SA. Mais informações em www.pintofscience.com.br/events/fozdoiguacu 

Confira a programação completa

Segunda-feira (20/05)

"Os dinossauros estão entre nós?"| Fronteira Gastronômica – Av. Silvio Américo Sasdelli, 2369, Vila A
Mathias Dislich e Henrique Luís Tavares (Parque das Aves)

"Enigmas da Astronomia" | Mr. Hoppy – Av. Paraná, 523, Centro
Carlos Coimbra (UFPR)

Terça-feira (21/05)

"Bebês sob encomenda: projete o seu!" | Guns'n Beer Pub, Av. Paraná, 960, Centro
Maria Leandra Terêncio e Danielle Araújo (Unila)

"Mulheres na Ciência | Eden Steak Garden & Chopperia, Av. das Cataratas, 480, Vila Yolanda
Edna Possan e Idete Teles (Unila)

Quarta-feira (22/05)

"Sexo, drogas & rock‘n roll" | Hell's Dogs Motorcycle Bar, Av. Paraná, 3555
Flávia Trench (UnilaA) e Hermógenes Moura da Costa (Univasf)

"As controvérsias do revisionismo histórico" | 277 Craft Beer, Rua Marechal Floriano Peixoto, 709, Centro
Fernando José Martins (Unioeste) e Filipe Figueiredo (Nerdologia)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.