Símbolo da amizade, ponte que liga Brasil e Paraguai completa 55 anos em meio ao silêncio

Ela é símbolo de amizade. Diariamente se transforma em passarela para gente de todas as cores, sotaques e línguas.

Apoie! Siga-nos no Google News

* Denise Paro I OPINIÃO

Ela é símbolo de amizade. Diariamente se transforma em passarela para gente de todas as cores, sotaques e línguas. Gente que quer ganhar o pão, encontrar pessoas, dividir alegrias e dissabores. Hoje, ao completar 55 anos, amanheceu tranquila, sem o vaivém frenético daqueles que correm em busca de um sentido para o que chamamos de “vida”. 

Inaugurada no dia 27 de março de 1965, a Ponte da Amizade, que une Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, ao longo da história, já foi palco de barricadas, greves, protestos e cenário de conflitos com bombas de gás lacrimogênio, do lado de lá e de cá. Hoje abre alas para o silêncio e para quem realmente precisa manter Brasil e Paraguai pulsando – caminhoneiros e ambulâncias. Pela primeira vez na história, o aniversário da Ponte da Amizade não tem o barulho das motos, dos carros e das pessoas. 

A ponte nasceu das mãos de paraguaios e brasileiros e se tornou referência arquitetônica para a época. Ostentou o título de maior arco de concreto do mundo, com um vão-livre de 70 metros de altura para a passagem de navios. No pico da construção, em 1959, chegou a oportunizar emprego para mil pessoas; muitas delas paraguaias que vieram morar com a família no lado de cá e fazer história. 

A estrutura fez crescer as relações comerciais entre Brasil e Paraguai, otimizou as trocas culturais e humanas, transformou Ciudad del Este no paraíso para sacoleiros brasileiros, mas também virou caminho da contravenção, do contrabando, do tráfico e de carros roubados. A Ponte da Amizade reflete a luz e as trevas que compõem o mosaico da vida humana. 

Um vírus parou a ponte. Mas a ponte não parou sua missão. 

À Ponte da Amizade, desejamos uma longa história, sempre selando a união de brasileiros, paraguaios e toda a população da fronteira trinacional. 

* Denise Paro é jornalista e professora em Foz do Iguaçu

_________________________________
 

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail  portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.