H2FOZ - Notícias - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

STRIKE: impacto social, sonhos e futuro

STRIKE: impacto social, sonhos e futuro

H2FOZ - Daniela Valiente

Impacto social

Na viagem, além de demonstrar o funcionamento do robô construído pelos adolescentes, a equipe também terá como meta apresentar um case voltado a projetos de impacto social.

Fizemos em Foz e em Toledo dois eventos para crianças, o Robô Kids, reunindo crianças de 8 a 12 anos no estádio do Flamenguinho e apostando no conhecimento de robótica com Lego. Reunimos aqui 60 crianças, disse Ana.

Outra ação já idealizada pelo grupo foi a doação de sangue ao hemonúcleo. Já no dia 7, todos os membros se reuniram ao lado do robô para uma demonstração pública no Cataratas JL Shopping.

A gente quer que as pessoas conheçam mais a robótica e o projeto e saibam que é possível. Estamos buscando o prêmio, e acredito que, se caso não ganhemos com o robô, temos ainda a chance de ganhar com o projeto social, ou pelo conjunto da obra, complementou a jovem. Se conseguirem, poderão representar o país no Mundial deste ano nos Estados Unidos.

O robô construído aqui deve integrar uma equipe formada por outros dois grupos de países diferentes, os quais juntos participam de um jogo no estilo árcade (tabuleiro), em que os robôs manipulam os cubos em balanças de 30cm a dois metros.

Sonhos

O projeto não mexeu somente com a imaginação e criatividade desses jovens, mas também com alguns sonhos. Como membros da equipe, tornaram-se atrativos para grandes empresas que buscam jovens talentos. As empresas que ajudam no projeto estão de olho nos participantes, e acabamos ficando no radar delas, explicou Ana.

Futuro

Os encontros do grupo motivaram mais que a união entre os integrantes, mas ainda a vontade de levar para outros jovens as possibilidades de a robótica transformar sonhos em realidade. Voltando do concurso, a equipe deve iniciar a formação de um novo time, com a participação de alunos do ensino público. Aos interessados, o futuro pode abrir uma nova porta.


Leia mais:
STRIKE: robótica e empreendedorismo para jovens mentes