H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Turismo Itaipu registra 10% de aumento na visitação de agosto

Turismo Itaipu registra 10% de aumento na visitação de agosto
(Foto: Nilton Rolin )

O mês de agosto terminou com números positivos para o Complexo Turístico Itaipu (CTI). Os atrativos da usina receberam 43.906 visitantes, número 10% superior ao do mesmo período de 2018. Na ocasião, 39.821 turistas vieram à Itaipu.

Os dados seguem uma projeção animadora para o turismo neste ano, que teve o melhor julho de sua história. No acumulado, Itaipu já contabiliza 432.734 turistas em 2019, um crescimento de 9,39% se comparado aos oito primeiros meses de 2018.

Neste último mês, o Polo Astronômico e o Refúgio Biológico foram os destaques de movimento, quando comparados ao fluxo dos mesmos atrativos em 2018. Desta vez, o Polo Astronômico recebeu 968 visitantes, ante 638 pessoas em agosto do ano passado - um aumento de 51%.

Já no Refúgio foram 3.280 visitantes, ante 2.195 turistas no mesmo mês do ano anterior. Na ponta do lápis, são 1.085 pessoas a mais - o que representa um crescimento de 49%. E a reserva ambiental deve continuar atraindo turistas: desde a última quinta-feira (29), as duas onças-pintadas nascidas em junho podem ser visitadas no Refúgio todos os dias da semana, exceto às segundas e sextas-feiras.

Os dados consideram apenas a visitação turística do lado brasileiro de Itaipu. O levantamento não inclui as visitas institucionais ou aquelas registradas no lado paraguaio da usina.
Vários fatores podem ter contribuído para este aumento, segundo o CTI. Um deles é o fato de agosto ter tido um final de semana a mais, em comparação com o mesmo mês em 2018. Outro foi o impulsionamento de conteúdo nas redes sociais do Turismo Itaipu, com foco em ações de mídia nos municípios lindeiros ao lago de Itaipu.

Segundo o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, os números novamente demonstram o potencial turístico da empresa, além de comprovarem a eficácia dos investimentos e melhorias na infraestrutura para receber os visitantes. “Cada turista leva uma imagem única da usina, por isso temos sempre que manter a nossa eficiência nessa atividade tão importante para nós."