H2FOZ - Notícias - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Unila completa 8 anos de criação

Unila completa 8 anos de criação

H2FOZ - Paulo Bogler

Com sede em Foz do Iguaçu, a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) completa oito anos nesta sexta-feira (12). A data refere-se à Lei n° 12.189, decreto presidencial que criou a instituição de ensino superior, com objetivo de promover ensino, pesquisa, extensão, com ênfase na integração entre os povos e países da América Latina.

Para registrar a data, a Unila está reunindo e publicando em seus canais de comunicação depoimentos de técnicos, professores e estudantes. São impressões, histórias e comentários que retratam o olhar, a experiência e convivência da comunidade acadêmica e sua a relação com a instituição de ensino.  

O trabalho é realizado pela Secom (Secretaria de Comunicação Social) e os depoimentos serão compartilhados durante todo o mês de janeiro. Os alunos e servidores interessados em enviar suas histórias devem encaminhar texto de até 700 caracteres e fotos para o e-mail [email protected], que o material poderá ser publicado no site Unila.


Diversidade é uma das marcas da intituição de ensino - foto Divulgação 

O estudante Tiago da Silva Araújo destacou que a Unila reforçou seu sentimento de pertencimento. Hoje, me considero latino-americano, pois percebo que independentemente do idioma falado, os laços que nos amarram são mais fortes do que qualquer barreira, porque a América Latina é única e diversa e isso é maravilhoso, pontuou o universitário em seu depoimento publicado no portal da universidade. Acompanhe outras histórias. 

Começo 

A estruturação da Unila teve início em 2007 com a Comissão de Implantação, por meio da criação do IMEA (Instituto Mercosul de Estudos Avançados), mantido por convênio firmando entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Itaipu Binacional. As atividades acadêmicas começaram em 16 de agosto de 2010, com seis cursos de graduação e 200 alunos do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

Clique para acesso o livro "A Unila em construção"

(Com informaçõess da Unila)