H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Unila oferece 847 vagas em 28 cursos de graduação

Unila oferece 847 vagas em 28 cursos de graduação
Regras para matrícula de novos estudantes em 2019 já estão disponíveis em edital (Foto: Divulgação )

Por Unila

As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2019 começam somente no dia 22 de janeiro, com as inscrições e chamada dos classificados, mas os interessados em estudar na UNILA já podem ir se preparando para a matrícula de acordo com as orientações da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), descritas no edital 190/2018. Neste ano, estão sendo disponibilizadas 847 vagas em 28 cursos de graduação – a exceção é o curso de Música, que tem processo seletivo específico. Veja abaixo quadro com a distribuição de vagas por curso.

O edital 190/2018 descreve todo o processo seletivo e traz a lista de documentos necessários para a matrícula e, por isso, deve ser lido integralmente por todos os que irão fazer as matrículas na UNILA. “É muito importante que os candidatos verifiquem no edital qual a documentação necessária para a matrícula e organizem essa documentação com antecedência, principalmente os documentos mais importantes e que podem demorar para serem obtidos, como o histórico escolar do ensino médio e o certificado do ensino médio”, destaca Aroldo da Silva Tavares, chefe do Departamento de Administração e Controle Acadêmico.

Ele também lembra que a documentação constante no edital deverá ser apresentada de duas maneiras: na matrícula on-line, quando os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao formulário via internet; e na matrícula presencial, quando os originais serão conferidos e autenticados. “Tudo isso está detalhado no edital e é importante que o candidato leia e fique atento”, reforça. A matrícula on-line (primeira etapa do processo) será realizada de 30 de janeiro a 4 de fevereiro e a presencial, de 18 a 20 de fevereiro.

Cotas

A UNILA reserva 50% das suas vagas anuais para estudantes de outros países da América Latina e Caribe. O número de vagas para brasileiros (847), neste processo seletivo, foi ampliado com a inclusão de vagas não ocupadas no processo seletivo de estrangeiros, finalizado em outubro.

Das 847 vagas disponíveis para brasileiros, 52% são destinadas a políticas afirmativas (cotas): estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio regular em escolas públicas ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Também concorrem nesta categoria estudantes que tenham certificado de conclusão a partir do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou do Exame de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos.

Os concorrentes inscritos de acordo com a política de cotas se subdividem em grupos e subgrupos: renda familiar; pretos, pardos e indígenas; e deficientes físicos. A inscrição em cada um desses grupos requer comprovação da condição por meio de documentação e/ou avaliação por meio de bancas específicas designadas pela UNILA, que irão realizar entrevista com o candidato, verificando e validando os documentos apresentados e se a condição atende ao disposto no edital.

No ano passado, a UNILA instituiu bancas para análise das matrículas incluídas nas cotas de renda familiar e pessoa com deficiência. A partir deste processo seletivo, também está sendo instituída a banca para averiguação de candidatos inscritos nas cotas destinadas a pessoas que se autodeclaram pretos e pardos. “A análise por bancas específicas para comprovar a participação do candidato nessas políticas afirmativas é uma recomendação do governo federal”, explica Tavares.

De acordo com o edital, no caso de pretos, pardos e indígenas, a análise será baseada no fenótipo (preto/pardo) do candidato. As bancas poderão, inclusive, solicitar opinião de especialistas para reforçar a emissão de seus pareceres. As entrevistas nas bancas serão realizadas durante a matrícula presencial.
Matrícula presencial

Na matrícula presencial, programada para 18 a 20 de fevereiro, todos os candidatos deverão comparecer à UNILA - Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000) e apresentar a documentação original encaminhada via cadastro on-line, para que seja realizada a conferência e validação dos documentos. O candidato deve ficar atento ao dia e horário de matrícula para seu curso, para não perder a vaga.

Após a matrícula presencial da chamada do Sisu e, caso ainda sobrem vagas, a UNILA poderá fazer chamadas complementares. O cronograma será divulgado posteriormente. Caso ainda restem vagas após a chamada dos candidatos em lista de espera, a UNILA abrirá a possibilidade de inscrição para estudantes que realizaram o Enem em anos anteriores.

Acesse o edital.

Cursos ofertados pela Unila em 2019:

Administração Pública e Políticas Públicas
Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana
Arquitetura e Urbanismo
Biotecnologia
Ciências Biológicas
Ecologia e Biodiversidade
Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina
Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento
Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química
Cinema e Audiovisual
Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar
Engenharia de Energia
Engenharia Civil de Infraestrutura
Engenharia de Materiais
Engenharia Física
Engenharia Química
Filosofia
Geografia (Bacharelado)
Geografia (Licenciatura)
História – América Latina
História
Letras – Espanhol e Português
Letras – Artes e Mediação Cultural
Matemática
Medicina
Química
Relações Internacionais e Integração
Saúde Coletiva
Serviço Social