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Unila sedia encontro internacional de cinema e história

Unila sedia encontro internacional de cinema e história
Cena de "Deus e o diabo na terra do sol", filme brasileiro de 1964, dirigido por Glauber Rocha (Foto: Reprodução)

Por Paulo Bogler - H2FOZ 

A Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) sedia, de 4 a 7 de dezembro, o III Colóquio Internacional de Cinema e História, no campus Jardim Universitário. A programação reúne conferências, comunicações, projeções de filmes e lançamentos de livros.

O objetivo do evento é fomentar o debate sobre as diferentes metodologias de estudo que combinam a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas. Os debates consideram o filme em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico.

Promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq “Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-Americano” (NATLA), da Unila, o colóquio conta com a parceria do Grupo de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual”, da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). 

Desde a primeira edição, em 2016, o colóquio aborda temas como a representação da história no cinema e as confluências entre pesquisa histórica e análise fílmica. O evento trata também de cinema, arquivos e os regimes de historicidade, e história e historiografia do cinema. 

Professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unila, Virginia Flores é uma das líderes do NATLA e atua há mais de 30 anos com edição cinematográfica. Ela enfatiza que o colóquio mergulha nas relações entre história e arte.

“O III Colóquio Internacional de Cinema e História tem como linhas de pesquisa as questões históricas que permeiam a construção da arte através de diversas tecnologias, atuais ou antigas, articulando o homem, a sociedade e seu tempo”, frisa. 

Os comunicadores e palestrantes do colóquio representam 41 universidades ou centros de pesquisa, sendo 8 estrangeiros – de países como Argentina, Chile, Equador, Estados Unidos, entre outros -  e 33 nacionais, situadas em todas as regiões brasileiras. 

Início dos trabalhos 

Nesta terça-feira, 4, às 16h30, acontece a projeção do filme “Vozes da resistência”, às 16h30. Em seguida, às 17h, ocorre a mesa inaugural e a conferência de abertura com Pablo Piedras, da Universidad de Buenos Aires. As atividades são no Auditório Martina. 

O tema da conferência de Pablo Piedras é “Ni vencedores ni vencidos (Naum Spoliansky y Alberto Cabado,1972): pieza perdida del documental político argentino”.  O debate será mediado por Eduardo Dias Fonseca, docente da Unila. 

Programação:

4 de dezembro, terça-feira

• 15h
Credenciamento

• 16h30
Projeção do filme Vozes da resistência (Comissão da Verdade em
Minas Gerais. Fernanda Sanglard; Victor Zaiden, 2018)

• 17h
Mesa de abertura: Carolina Amaral de Aguiar (UEL), Ignacio Del Valle
Dávila (UNILA), Virgínia Flores (UNILA), Eduardo Morettin (USP)

• 18h
CONFERÊNCIA DE ABERTURA
Ni vencedores ni vencidos (Naum Spoliansky y Alberto Cabado,
1972): pieza perdida del documental político argentino
Prof. Pablo Piedras (Universidad de Buenos Aires)
Mediação: Eduardo Dias Fonseca (UNILA)

• 19h30
Coquetel de boas-vindas
Universidade Federal da Integração Latino-Americana 19

 

5 de dezembro, quarta-feira

• 8h30-10h
Sessão 1 – Narrativas e memórias da repressão
• Cristiane Aparecida Fontana Gümm (UFSC) – La Batalla de Chile: o
testemunho no cine documental de Patricio Guzmán
• Moisés Carlos Ferreira (PUC-SP) – O documentário El Botón de
Nácar e a repressão na América Latina
• Rodrigo Almeida (UFRN) – A crença na imagem e o olhar da ficção
em O ato de matar, de Joshua Oppenheimer

• 8h30-10h
Sessão 2 – Projetos industriais no cinema brasileiro
• Lívia Maria Gonçalves Cabrera (UFF) – A flama viva do cinema
nacional: a produção de Inconfidência Mineira (Carmen Santos, 1948)
e a relação entre Estado e cinema
• Vitor Ferreira Pedrassi (UFSCar) – A historiografia sobre a Sonofilms:
uma análise sobre a era dos estúdios do cinema brasileiro
• Bruno José Zeni (UNESP) – A construção do inimigo nas películas
Batalha de Guararapes (1978) e De Cara Al Cielo (1979) durante as
Ditaduras Militares brasileira e argentina

 10h-10h30 - intervalo

• 10h30-12h
Sessão 3 – Filme de arquivo e imagens reencontradas
• Vanessa Maria Rodrigues (UFJF) – As muitas camadas de uma
imagem de arquivo
• Miguel Alfonso Bouhaben (Universidad de las Artes) – Re-montar la
historia. Intervenciones en la esfera pública guayaquileña a través de
la proyección de archivos históricos audiovisuales
• Cid Vasconcelos (UFPE) – Ressignificando Imagens de Fundação

• 10h30-12h
Sessão 4 – Visualidades urbanas e experimentação
• Iomana Rocha (UFPE) – Panorama dos transbordamentos: uma
observação histórica e estética sobre os “outros cinemas pernambucanos”
• Rosane Kaminski (UFPR) – A expansão dos curtas-metragens no
Brasil entre 1986 e 1994 e algumas pistas de violência
Guilherme Muniz Safadi (UFF) – Crime, centro e periferia: interfaces
e circularidades entre O invasor e expressões do rap em São Paulo

 12h-14h - pausa para o almoço

• 14h-16h
Sessão 5 – Cinema e intervenção política
• Marcos Napolitano (USP) – Ficção científica, exotismo e Guerra Fria:
O Homem Anfíbio (1961)
• María Valeria Galván e Marina Moguillansky (CONICET/Universidad
Nacional de San Martín) – Escenas de la Alemania nazi en las pantallas
porteñas (1933-1945)
• Rubén García López (Fondecyt/Espanha) – Historiar el presente
(Con uñas y dientes, Paulino Viota, España, 1977)
• Lúcia Ramos Monteiro (USP) – A força política da apresentação artística

• 14h-16h
Sessão 6 – Afrod
Universidade Federal da Integração Latino-Americana 21
• Renata Melo Barbosa do Nascimento (UnB) – Representações de mulheres
negras: literatura de Jorge Amado nas lentes do cinema (1935-2011)
• Natacha Muriel López Gallucci (UFCA) – Estudios comparados de
cine clásico de Brasil y de Argentina: argumentación histórica en las
representaciones fílmicas de la cultura popular afrodescendiente

 16h-16h30 - intervalo

• 16h30-18h
Sessão 7 – Performance, corpos e política
• Sancler Ebert (UNICEP) – Darwin, o imitador do belo sexo, na
programação: uma análise da relação entre palco e tela nos cineteatros
cariocas em 1922
• Carolina de Oliveira Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie) –
Experimentação, corporeidade e abjeção: outros delírios possíveis em
Quem é Beta? (1973) de Nelson Pereira dos Santos
• Victor Santos Vigneron (USP) – Erotismo na mediocridade, uma
trajetória do cinema brasileiro

• 16:30-18h
Sessão 8 – Festivais, mostras e instituições
• Alexandre Sônego de Carvalho; Jane Mary Pereira de Almeida
(Universidade Presbiteriana Mackenzie-CAPES/PUC-SP) – Etnografia
do Cinema Nacional: a importância do MIS-Campinas como instituição
arquivística e o regime de historicidade da memória audiovisual
museológica
• Emerson Dylan (UNIFESP) – Cinema, diplomacia e resistência: os
primeiros anos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (1977-1983)
• Juliana Muylaert (UFF) – Festivais de filmes como objeto do
historiador: questões para a relação entre história e cinema

 18h-18h30 - intervalo

• 18h30-20h
Conferência plenária 
Intercambios cinematográficos entre México y Argentina
en el periodo clásico
Prof. Isaac León Frías (Pontificia Universidad Católica del Perú)
Mediação: Ignacio Del Valle Dávila (UNILA)


6 de dezembro, quinta-feira

• 8h30-10h
Sessão 9 – Cinema brasileiro nos anos 1960 e 1970
•Antônio da Silva Câmara; Bruno Vilas Boas Bispo; Caroline de Araújo Lima
(UFBA) – Cinema como expressão política: arte e engajamento (1960-1970)
• Arthur Gustavo Lira do Nascimento (UFPE) – A Cabra na Região SemiÁrida
(1966): paisagens do Nordeste no documentário de Rucker Vieira
• Liciane Timoteo de Mamede (UNICAMP) – O papel desempenhado
pela Cinemateca do MAM-Rio na difusão dos filmes do chamado
Cinema Marginal Brasileiro

• 8h30-10h
Sessão 10 – Historiografia do cinema silencioso brasileiro
• Nezi Heverton Campos de Oliveira (UFF) – A Bela Época do Cinema
Brasileiro: (des)caminhos de uma trajetória historiográfica
• Felipe Davson Pereira da Silva (UFPE) – O cinema Desembarca na Veneza Brasileira: Recife na Rota do Cinematógrafo
• Ingrid Hannah Salame da Silva (UNICAMP) – Considerações sobre
O progresso da ciência médica em Pernambuco e o preconceito
racial no Brasil

10h-10h30 - intervalo

• 10h30-12h
Sessão 11 – Cinefilia e circulações em meados do século XX
• Estevão Garcia (IFG) – O neorrealismo na América Latina na
encruzilhada
• Euclides Santos Mendes (UESB) – Neorrealismo e cinema na Bahia:
a configuração de um ideário ético-estético e o Ciclo Baiano de Cinema
• Luiz Ancona (USP) – A chinesa (1967) de Jean-Luc Godard e a
recepção da crítica no Brasil: a conjuntura 1968 em perspectiva
transnacional

• 10h30-12h
Sessão 12 – Cinema silencioso nas Américas: poesia, documento e
resistência 
• Edileuza Penha de Souza (UnB) – Oscar Micheaux e o cinema negro
estadunidense
• Ciro Inácio Marcondes (PUC-DF) – A poesia redime o medium –
Chaplin e Feuillade no cinema silencioso
• Eduardo Baggio (UNESPAR) – As imagens no cinema de Arthur Rogge
 
12h-14h - pausa para o almoço

• 14h-16h
Sessão 13 – Arquivos, memória e preservação
• Fabián Rodrigo Magioli Núñez (UFF) – Cinemateca do MAM e
Cinemateca Uruguaia: resistência cultural nos anos de chumbo
• Jorge Iturriaga (Universidad de Chile) – El Consejo de Censura
Cinematográfica de Chile entre 1960 y 1973: construyendo una base de datos
• Paulo Cunha e Ana Farache (UFPE) – O conceito de preservação
ativa e a implantação da Cinemateca Pernambucana: discussão de um
trabalho em processo
• Eduardo Morettin (USP) – Instituições cinematográficas: arquivos,
memória e preservação

• 14h-16h
Sessão 14 – Audiovisual, crítica e imprensa
• Fábio Raddi Uchôa (Universidade Tuiuti do Paraná) – Dimensões
biográfico-apologéticas em Almeida Salles – a crítica de cinema em O
Estado de S. Paulo
• Pedro Plaza Pinto (UFPR) – O Cinema Novo e Paulo Emilio: camadas
de tempo
• Paula Halperin (SUNY Purchase) – Entre a invasão dos “capitais
alienígenas” e a modernização da televisão: CPI e debates públicos em
torno ao acordo Globo/Time-Life, 1962-1969
• Danielle Crepaldi Carvalho (USP) – Intercâmbios entre a crítica e
a realização, o nacional e o estrangeiro, no audiovisual brasileiro dos
anos de 1940-1970

 16h-16h30 - intervalo

• 16h30-18h30
Lançamento de livros
 18h30-19h Intervalo

• 19h-20h30
Conferência plenária 
Ficção televisiva e história: questões para um debate
Profa. Mônica Almeida Kornis
Mediação: Tainá Xavier (UNILA)
Universidade Federal da Integração Latino-Americana 25
7 de dezembro, sexta-feira

 

7 de dezembro, sexta-feira
• 8h30-10h
Sessão 15 – Cinema, guerra e violência política
• Gabriel Bueno Lisboa (UNICAMP) – De Revoluções Marxistas a
“Estratégias de Tensão”: orientações políticas no cinema popular italiano
• Ernando Brito Gonçalves Junior (UNICENTRO) – Cinema e
Revolução Mexicana: representações de um confronto
• Douglas Alves Moreira (UNIMONTES) – A noção de representação
na animação Der Fuehrer's Face, de 1943, de Walt Disney, durante a
Segunda Guerra Mundial

• 8h30-10h
Sessão 16 – Representações das culturas tradicionais latinoamericanas
• Lenin Santiago Molina Andrade (Universidad de Guayaquil) – La
representación del otro en las filmaciones realizadas por Watson
Kintner en Ecuador, año 1949
• Juliano Gonçalves da Silva (UERJ) – O personagem indígena latinoamericano
desde a marginalização e a barbárie
• Maria Ignês Carlos Magno (Anhembi-Morumbi) – Como se fosse
uma saga: os índios na cinematografia de Silvio Back
 
10h-10h30 - intervalo

• 10h30-12h
Sessão 17 – Mídia e poder no cinema contemporâneo
• Fabio Nigra (Universidad de Buenos Aires) – Too Big to fail, o cómo
los honestos ejecutivos especularon en la cubierta del Titanic
26 III Colóquio Internacional Cinema e História
• Rodrigo Ribeiro Paziani (UNIOESTE) – Dos Entreatos à Vocação
do poder: uma análise fílmica das relações entre poder, hegemonia e
disputas políticas na história do Brasil recente
• Márcia Neme Buzalaf (UEL) – É tudo verdade?: narrativas
audiovisuais sobre a memória da imprensa alternativa no documentário
Pasquim – a subversão do humor (2004)

• 10h30-12h
Sessão 18 – Dimensões da linguagem cinematográfica
•Alexandre Rafael Garcia (UNESPAR/UFPR) – Filmes de conversação:
uma proposta
• Rafael Morato Zanatto (UNESP) – No gabinete de Robert Wiene:
recepção crítica e histórica ao caligarismo
• Pablo Gonçalo (UNB) – Quais seriam os lugares dos roteiros (não
filmados) na história do cinema?
 
12h-14h - pausa para o almoço

• 14h-16h
Sessão 19 – Práticas pedagógicas do cinema
• Erika Zerwes e Iara Lis Schiavinatto (USP/UNICAMP) – O primeiro
cinema em sala de aula e a noção de cultura visual como instrumento
interpretativo
• Thaís Blank (CPDOC-FGV) – Pedagogias do arquivo: novos olhares
sobre velhas imagens em oficinas de produção audiovisual
• Macelle Khouri Santos (UFSC/UESC) – Entre magia e tecnologia: a
ciência no cinema infantil brasileiro
• Mariana Villaça (UNIFESP) – Alianças e desencontros das esquerdas
nos documentários latino-americanos e Festivais em 1968/1969: a
pedagogia da revolução nas telas 

• 14h-16h
Sessão 20 – Violência, trauma e testemunhos
• Patrícia Kruger (USP) – Fendas reacionárias na insubordinação: o
anti-ilusionismo revelador dos filmes If...(1968) e Oh, Lucky Man!
(1973), de Lindsay Anderson
• Fernando Seliprandy (USP) – Perpetradores no cinema sobre as
ditaduras do Cone Sul: do arquétipo ao círculo íntimo
• Rogério Ivano (UEL) – Cinema, memória e esquecimento em três
filmes de guerra: Valsa com Bashir, Ararat e Katyn
• Lior Zylberman (Universidad de Buenos Aires) – Cine Documental y
Genocidio: retórica, motivos y funciones

 16h-16h30 - intervalo

• 16h30-18h30
Sessão 21 – Figurações da História no Cinema
• Luís Fernando Severo (UNESPAR) – Um rei em múltiplas visões:
aproximações fílmicas à trajetória de Ludwig II
• Wallace Andrioli Guedes (UFJF) – Joaquim (2017), de Marcelo
Gomes: Tiradentes nas telas, entre o passado e o presente
• Roberto Abdala Jr. (UFG) – Bakhtin e a arte de colocar a vida em cena
como questão histórica: possibilidades das Performances Culturais

• 16h30-18h30
Sessão 22 – Cinema e História dos Estados Unidos
• Luiz Felipe Rocha Baute (UNICAMP) – Propostas trágicas no western
contemporâneo: uma análise de Onde Os Fracos Não Têm Vez
• Caroline Liamare Magnaguagno Pereira (UNICAMP) – O olhar de
Scorsese sobre a sua geração: uma análise das personagens femininas
no primeiro cinema de Scorsese
• Flávio Vilas-Bôas Trovão (UFMT) – Uma escola em risco: cinema e
educação nos Estados Unidos dos anos 1980
• María Florencia Danamo; Leandro Della Mora (Universidad de
Buenos Aires) – Vietnam por Oliver Stone

 18h30-19h Intervalo

• 19h-20h30
Conferência de encerramento 
Procesos de descentralización de la producción
audiovisual argentina
Profa. Clara Kriger (Universidad de Buenos Aires)
Mediação: Carolina Amaral de Aguiar (UEL)

 

Lançamentos de livros - 6 de dezembro (quinta-feira), às 16h30, no Auditório Martina 

"A formação de um cineasta: Sylvio Back na cena cultural de Curitiba nos anos 1960", de Rosane Kaminski

"A História das Américas através do Cinema, organizado por Alexandre Guilherme da Cruz Alves Jr. e Flávio Vilas-Bôas Trovão

"A trail of fire for political cinema. 'The hour of the furnaces' fifty years later", organizado por Javier Campo e Humberto Pérez-Blanco Bristol.

"Arquivos em Movimento: seminário internacional de documentário de arquivo", organizado por Adelina Novaes e Cruz, Arbel Griner, Patrícia Machado e Thaís Blank.

"Conozco la canción. Melodías populares en los cines posclásicos de América Latina y Europa", organizado por Pablo Piedras e Sophie Dufays.

"Contos morais e o cinema", de Éric Rohmer, de Alexandre Rafael Garcia.

"Cultura Visual. Imagens na modernidade", de Iara Schiavinatto e Erika Zerwes.

"Hablemos de Cine (Antología) Volumen 2", de Isaac León Frías e Federico de Cárdenas.

"Imagem e História", organizado por Patrícia Kruger e Marcos Fabris.

"Imágenes y públicos del cine clásico argentino", de Clara Kriger.

"Más allá de las lágrimas. Espacios habitables en el cine clásico de México y Argentina", de Isaac León Frías.

"O cinema e as ditaduras militares: contextos, memórias e representações audiovisuais", organizado por Eduardo Morettin e Marcos Napolitano.

"Revisitar a Teoria do Cinema - Teoria dos Cineastas (Vol. 3)", organizado por André Rui Graça, Denize Araujo, Eduardo Baggio e Manuela Penafria.

"São Bernardo: um estudo de cinema e história", de Maurício Cardoso.

"Tempo de Guerra. Cultura visual e cultura política nas fotografias dos fundadores da agência Magnum, 1936-1947", de Erika Zerwes.