Unioeste/Foz recebe homenagem da Câmara Municipal

Reconhecimento é pelos 40 anos de ensino superior em Foz do Iguaçu, história que começou com a Facisa; universidade já formou 10 mil estudantes.

Apoie! Siga-nos no Google News

A Unioeste/Foz (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) recebeu Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu em sessão nesta terça-feira, 13. O reconhecimento foi pelos 40 anos de ensino superior no município, trajetória que teve início em 1979 com a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Facisa).

A homenagem foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Beni Rodrigues, e o diretor-geral do campus, Fernando Martins, representou a instituição durante a cerimônia. Beni ressaltou o papel da universidade em ofertar ensino superior público, gratuito e de qualidade, com base no tripé ensino-pesquisa-extensão.

A entrega da Moção de Aplauso para a Unioeste/Foz contou com a participação de alguns que foram os primeiros alunos, professores aposentados, agentes educacionais e educadores que exercem as atividade na campus universitário.

Ao fazer sua explanação, o professor Fernando Martins enfatizou que o investimento na universidade gera outros benefícios para a sociedade, além da oferta de ensino e pesquisa. “Importante ressaltarmos que a cada real que o governo investe na Unioeste, R$ 4 voltam para Foz em circulação de mercadorias, serviços e recursos financeiros de modo geral”, disse.

Fernando Martins destacou o papel da instituição para o desenvolvimento de Foz e região – foto Unioeste/Foz

Ele afirmou que as universidades públicas passam por um momento de grande crítica e questionamento. “Temos enfrentado a falta de reconhecimento de nossos quadros e serviços, mas temos nos mantido firmes. Esse é o momento de expressar a importância de nossa universidade”, frisou.

Martins citou algumas ações e programas mantidos pela Unioeste e destacou a relação da universidade com órgãos públicos, assim como a presença direta de egressos em quase todo o setor empresarial de Foz. O diretor também mencionou ser a hora de a comunidade iguaçuense reivindicar um curso novo para o campus, especialmente na área de saúde.

O educador ainda apresentou números de estudantes formados. “Só da Facisa/Unioeste conseguimos formar em torno de dez mil pessoas, entre graduação e pós-graduação. Mas acredito que essa sementinha plantada em 1979 fez com que se consolidasse em Foz um polo universitário”, refletiu.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.