Vacina contra sarampo: crianças a partir de 6 meses devem ser imunizadas

Foz terá campanha de vacinação neste sábado, nas unidades básicas de saúde, das 8h às 14h.

Apoie! Siga-nos no Google News

As unidades básicas de saúde em Foz do Iguaçu atenderão a população durante a campanha de vacinação contra o sarampo neste sábado, 24, das 8h às 14h.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Smsa), a mobilização pretende promover a conscientização e a prevenção da doença diante do aumento de casos verificados em algumas regiões do país.

Atendendo à nova instrução federal, o órgão municipal de saúde fará a vacinação a crianças entre 6 e 11 meses de idade. Além desta, os bebês devem receber mais duas doses, aos 12 e aos 15 meses de vida. Anteriormente, a vacina era aplicada a partir dos 12 meses.

A ação de vacinação preventiva do sarampo integra o calendário básico definido pelo Ministério da Saúde. As doses da vacina chamada tríplice oral, que ficarão disponíveis de forma permanente nas unidades de saúde nos bairros, também atuam contra a caxumba e a rubéola, informou a Agência Municipal de Notícias.

Importante:

A mobilização neste sábado é para intensificar a vacinação.
As doses permanecerão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

A dose de reforço, a tetraviral, protege também contra a catapora. Crianças a partir dos 5 anos até os adultos de 29 anos recebem duas doses da tríplice viral, com intervalo de pelo menos 30 dias entre as imunizações. Quem tem de 30 a 49 anos de idade recebe uma dose.

No Paraná

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), nos últimos 90 dias, os estados brasileiros notificaram mais de dez mil casos suspeitos de sarampo para o Ministério da Saúde. Há comprovação, por exames, de casos em onze estados; sete mil notificações ainda estão sendo analisadas.

No Paraná, são dois casos confirmados de sarampo pela Sesa e registro de mais 16 casos até ontem, quarta-feira, 21. Os pacientes estão sendo monitorados, e a investigação prossegue para que seja confirmada ou descartada a doença.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias e da Secretaria Estadual de Saúde)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.