H2FOZ - Notícias - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Vacinação gratuita contra a gripe termina sexta-feira 

Vacinação gratuita contra a gripe termina sexta-feira 
Setor de saúde ampliou categorias de trabalhadores que podem fazer a vacina (Foto: Agência de Notícias do Paraná )

H2FOZ - Paulo Bogler 

A população que faz parte do público-alvo da campanha nacional de vacinação contra a gripe tem até sexta-feira, 15, para obter a imunização gratuita. Em Foz do Iguaçu, a vacina está disponível nas unidades básicas de saúde em todas as regiões do município. 

Podem ser vacinados durante a campanha crianças de seis meses a 5 anos, mulheres grávidas e que tiveram parto recente, pessoas com doenças crônicas, idosos e populações indígenas. Também devem vacinar-se contra a gripe educadores e profissionais da saúde e do sistema prisional. 

Recentemente, a Secretaria Estadual de Saúde liberou a vacina para guardas municipais, bombeiros, policiais civis, militares, federais (PF e PRF). Também foram incluídos no grupo-meta todos os trabalhadores de escolas, médicos veterinários, psicólogos e assistentes sociais.  

A vacina da gripe protege contra o Influenza A, as variações H1N1 e H3N2 e influenza B. Esses são os vírus que mais afetam a população. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção da doença e evita a sua manifestação crônica em pessoas com maior risco. 

Em Foz do Iguaçu, a meta é imunizar 90% do público-alvo da campanha. Conforme os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde, segunda-feira, 11, haviam sido aplicadas 47.921 doses da vacina aos moradores do municípios. 

O grupo formado por idosos – pessoas com mais de 60 anos – foi o que mais fez a vacina, atingindo 95% de cobertura. Crianças com mais de 6 meses e abaixo dos 5 anos representam o menor percentual de imunização, que estava em 41% no último relatório com dados da vacinação. 

Dados da vacinação em Foz do Iguaçu:

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu