Vale pra quarta-feira, 13: Inmet e CPTEC/Inpe divulgam alerta laranja para tempestade

“Situação meteorológica perigosa” em partes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná (inclui Foz). Muda só horário: zero hora ou 13h desta quarta, 13.

Apoie! Siga-nos no Google News

Houve vários "alertas amarelos" que deram em nada, na semana passada. Teve até temporais nos vizinhos, aqui bem perto, mas não passaram a fronteira.

Mas, agora, ven um "alerta laranja", situação mais séria e perigosa, por dois serviços de meteorologia do Brasil.

O aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vale a partir das 14h desta quarta-feira, dia 13. A previsão é de chuvarada – entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia -, ventos intensos (entre 60 e 100 km por hora) e queda de granizo.

Os riscos: corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Foz do Iguaçu no mapa dos temporais do Inmet.

Reforço

E não é só o Inmet que tem aviso meteorológico para essa mesma região do mapa do Inmet, mas valendo já a partir da meia-noite desta terça (ou zero hora de quarta) até o final da noite.

O CPTec também divulgou aviso de temporal. "Na área em destaque, ocorrerão pancadas de chuva de forte intensidade e acompanhadas de raios durante a quarta-feira (13/11). Localmente (Foz do Iguaçu) a chuva poderá também vir acompanhada de queda de granizo e/ou rajadas de vento de forte intensidade".

No Paraguai

Se não bastassem estes avisos do lado de cá, a Diretoria de Meteorologia do Paraguai prognostica chuvas com tormentas elétricas, rajadas de ventos moderadas a fortes e ocasional queda de granizos em seis departamentos, um dos quais é Alto Paraná, cuja capital é Ciudad del Este.

Recomendações

As ações recomendadas são:

* Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

* Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

As cores do Inmet

Alerta Vermelho
Grande Perigo. Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional.

Alerta Laranja
Perigo. Situação meteorológica perigosa.

Alerta Amarelo
Perigo Potencial. Situação meteorológica potencialmente perigosa.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.