H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Notícias

Por: Cláudio Dalla Benetta - H2FOZ

Vertedouro de Itaipu fica fechado, nesta quarta (27). Mas Paranazão está com bom nível

Vertedouro de Itaipu fica fechado, nesta quarta (27). Mas Paranazão está com bom nível
A eclusa de Yacyretá funciona normalmente para a passagem de barcaças carregadas, desde a semana passada. (Foto: Yacyretá Pararaguay)

H2FOZ - Cláudio Dalla Benetta

Uma folga para o reservatório de Itaipu. Nesta quarta-feira, 27, ele vai permanecer fechado, ao contrário do que vem ocorrendo desde o dia 12, numa medida acertada entre governos para permitir a navegabilidade na hidrovia que atende o Paraguai e a Argentina.

A possibilidade de reabertura do vertedouro na quinta-feira, 28, será avaliada ainda nesta noite pela área de programação energética da operação de Itaipu, em conjunto com o Operador Nacional do Sistema, como informou a Comunicação Social da usina.

Da usina, sairá apenas a água utilizada para a produção de energia elétrica, a chamada "água turbinada", que passa pelas unidades geradoras antes de ser despejada no Rio Paraná, a jusante (abaixo).

A preocupação com diminuiu um pouco nos últimos dias, depois das intensas chuvas que caíram no Oeste do Paraná, no Paraguai e na região por onde passa o Rio Paraná na Argentina.

O Rio Iguaçu voltou a contribuir com mais água para o Paranazão. A vazão nas Cataratas chegou a superar 1.200 metros cúbicos por segundo, na segunda-feira, 25, mas permanece nesta quarta em bom nível: 901 m³/s, de acordo com medição feita pela Copel. A estiagem havia reduzido esta vazão a até 200 m³/s.

Em Ayolas, na fronteira entre o Paraguai e a Argentina, o Rio Paraná estava na terça-feira com 1,20 metro de altura, 50 cm a mais do que na semana passada.

Esse nível permite que as barcaças de grande porte, que estavam retidas em portos de Itapúa e Alto Paraná, no Paraguai, continuem a levar suas cargas de grãos para os portos de Buenos Aires e Montevidéu.

Até a abertura do vertedouro de Itaipu, a histórica estiagem do Rio Paraná não permitia as condições para navegação, que inclui passagem pela eclusa da usina binacional de Yacyretá, pondo em risco exportações do Paraguai superiores a US$ 1 bilhão.

Nas Cataratas

Desde o final de semana, as Cataratas do Iguaçu voltaram a oferecer o espetáculo das águas. Veja como está o panorama nesta quarta, 27, em registro feito por Wemerson Augusto, o Ceará, do Parque Nacional do Iguaçu.

Bom volume de água, bruma e, com este sol radiante, um arco-íris perfeito.
Veja Também