Transporte coletivo: necessidade para todos

Foz do Iguaçu está crescendo, mas não conseguiu ainda resolver os seus problemas referentes ao transporte coletivo. É urgente que esses problemas possam ser resolvidos, pois o aumento do número de veículos na cidade tende a ser ainda maior e já não é mais possível prever espaços para o fluxo do trânsito.

Uma das melhores alternativas é justamente o bom funcionamento do transporte coletivo – que, em nosso caso, trata-se de uma concessão do poder público para garantir exatamente o seu adequado funcionamento.

No caso específico de Foz do Iguaçu, a cidade sempre foi mal atendida nesse quesito. Recentemente, o poder público teve de intervir para que uma série de problemas pudessem ser resolvidos a contento de todos.

Há um ato de concessão dos transportes coletivos que implica uma série de obrigações, tanto do poder público quanto das empresas concessionárias, e que deve ser analisado. Caso não haja um acordo estabelecido para o seu bom funcionamento, pode-se pensar na mediação judicial e até mesmo numa intervenção mais longa e com mais objetivos claros por parte do poder público.

O que não pode continuar, em hipótese alguma, é a precariedade desse serviço, especialmente numa cidade de porte turístico que recebe visitantes do Brasil e do mundo inteiro.

Senão vejamos, temos tarifa muito cara, bem acima de outras cidades do Paraná e do Brasil. Temos um número médio de usuários e, além disso, há os horários de maior movimentação de público. Tudo isso somado deve ter como resultado os preços praticados das passagens para os usuários, significando que, à medida que o atendimento possa melhorar, um maior número de pessoas vai utilizar essa forma de se movimentar pela cidade. É notório que o aumento, por exemplo, de motocicletas e mesmo bicicletas deve-se aos custos do transporte coletivo, tanto quanto às condições desse serviço público.

Além do mais podemos pensar em serviços específicos, como transportes de pacientes para as unidades de atendimento, hospitais, postos de saúde etc. Da mesma forma, linhas especiais com horários predeterminados para turistas percorrem os pontos turísticos, podendo mesmo ter um domingo por mês para que os habitantes da cidade possam também conhecer os atrativos turísticos, dado que muitos não conhecem.

Para finalizar, o bom serviço de transportes coletivos é essencial para a cidade, hoje e sempre.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

 

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.