Reis Magos: crianças do Paraguai e da Argentina recebem presentes nesta sexta-feira (6)

Tradição nos países vizinhos remonta à passagem bíblica que narra o encontro de visitantes ilustres com o menino Jesus.

Apoie! Siga-nos no Google News

A manhã de 6 de janeiro é a mais aguardada do ano para crianças paraguaias e argentinas, que recebem presentes deixados pelos reis magos. A tradição do Dia de Reis tem como origem o relato bíblico de que Jesus foi visitado, em seus primeiros dias de vida, por Baltasar, Gaspar e Melchior, personagens ilustres tidos como reis magos.

Leia também:
Criança paraguaia morre em acidente na BR-277 em Foz do Iguaçu

Embora o hábito de trocar presentes no Natal ou na véspera venha consolidando-se, o Dia de Reis segue especial para pequenos e adultos. Em muitas cidades paraguaias e argentinas, é comum, na noite de 5 de janeiro, a montagem de feiras para que os pais, imbuídos do espírito dos reis magos, comprem brinquedos aos filhos.

Reportagem do canal ABC TV sobre os preparativos no Paraguai

Para as crianças, uma das tradições é deixar, durante a noite, recipientes com água e pastagem para alimentar os camelos dos reis magos. Pela manhã, o presente trazido pelos visitantes noturnos será encontrado em locais estratégicos da casa, como ao lado do presépio ou junto à decoração natalina.

No Brasil, o Dia de Reis costuma ser lembrado pela população como a data para a retirada dos enfeites de Natal. Em algumas regiões do país, ocorre a Folia de Reis, festa na qual os integrantes do Reisado circulam pelas ruas visitando casas, tocando músicas tradicionais e desejando um bom ano a quem abre as portas para recebê-los.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.