H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Ação voluntária garante ampliação e reforma da cozinha do Nosso Canto

Ação voluntária garante ampliação e reforma da cozinha do Nosso Canto
A diretora do Nosso Canto, Elisa Hartmann, a digital influencer Pamella Ferrari e a cozinheira Sandra Silva (Foto: Assessoria)

Foi a ameaça de fechamento da Escola Nosso Canto, uma das entidades mais antigas de Foz do Iguaçu, que definiu a aplicação da verba do último Bazar da Pamella. A escola estava sem licença da Vigilância Sanitária por causa de adequações que precisavam ser feitas na cozinha. Sem o documento, o Nosso Canto corria o risco de não receber verbas públicas.

“Eu e os voluntários do bazar soubemos das dificuldades e decidimos destinar praticamente toda a arrecadação para o Nosso Canto,” conta a digital influencer Pamella Ferrari, que mora em Foz e tem quase 2 milhões de seguidores nas redes sociais em que fala sobre moda, fitness, maquiagem e maternidade. A obra durou quase um ano. “É hora de comemorar!”, disse Pamella. O evento beneficente, promovido pela modelo, é realizado desde 2013, em Foz.
 
A obra no Nosso Canto 

A obra de reforma e ampliação da cozinha da Escola Nosso Canto custou cerca de R$ 50 mil e se estendeu por quase todo o ano de 2018. Paredes precisaram ser derrubadas e reconstruídas para que houvesse a ampliação. Houve reparos no piso, readequação de portas, janelas, bancadas, instalação de móveis e equipamentos. O grupo “Amigas do Coração”, também de Foz, doou parte das bancadas de aço inox para que os trabalhos fossem concluídos. 

“Como tudo foi feito de acordo com as normas da Vigilância Sanitária, assim que a obra ficou pronta, conseguimos a licença que faltava e também a licença do Corpo de Bombeiros,” explicou a diretora do Nosso Canto, Elisa Marinho Hartmann, que emendou: “Graças a isso estamos aptos a firmar convênios e garantir o funcionamento da entidade.”

A cozinheira Sandra Silva contou que tem mais condições de realizar o trabalho: “Agora conseguimos até preparar refeições variadas, porque temos mais espaço e suporte. Nossa responsabilidade é grande já que alguns alunos são de famílias muito simples e se alimentam apenas aqui na escola.” A nova cozinha ganhou, ainda, um aparelho de ar-condicionado dos voluntários do Bazar da Pamella. 
 
Uma nova escola
Em dezembro de 2016, a calçada do Nosso Canto também foi reformada com parte da renda do Bazar da Pamella. Além de estar fora dos padrões adotados pelo município, a calçada estava danificada e dificultava a passagem dos alunos que usam cadeira de rodas, andadores e muletas. Agora, a calçada é de paver, com guia para cegos e rampas para cadeirantes. Naquele ano, quase 100 cestas básicas e brinquedos também foram entregues para famílias de alunos. 

Cerca de 160 alunos estão matriculados no Nosso Canto em 2019 e há lista de espera com quase 80 nomes. A escola atende pessoas com deficiências intelectual e múltiplas, desde 1982, nas áreas da educação, saúde e assistência social. São oferecidos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos na modalidade Educação Especial. E há ainda os atendimentos complementares feitos por equipe técnica. O trabalho é em parceria com governos municipal, estadual e federal e contribui para inclusão e permanência de muitas crianças no ensino regular. 
 
Por que não teve Bazar da Pamella em 2018?
A renda destinada à reforma da cozinha do Nosso Canto é proveniente do Bazar da Pamella realizado em 2017, no salão da Igreja São José Operário, no Porto Belo, em Foz. O evento beneficente reuniu em torno de mil seguidores da modelo que é sucesso na internet, todos interessados nas cinco mil peças à venda, entre elas: roupas, óculos, bijuterias, maquiagens, calçados – muitas usadas apenas uma vez, em sessão de fotos. Além do Nosso Canto, a Associação Fraternidade Aliança (AFA) também recebeu doação de brinquedos. 

No ano passado não houve bazar (depois de quatro edições seguidas), porque a modelo Pamella Ferrari estava à espera do segundo filho, Olavo, que nasceu no dia 09 de outubro. “Mas, minhas seguidoras podem esperar: em 2019 o bazar vai ser ainda melhor, porque haverá dois anos de peças guardadas!”, brinca Pamella.