H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

As cachoeiras secretas de Foz do Iguaçu

As cachoeiras secretas de Foz do Iguaçu
Cachoeira Irmã do Meio (Foto: Marcos Labanca)

* Filipe Lafuente 

Descobrir locais novos sempre me despertou curiosidade e expectativa. A promessa foi de aventura e muitas trilhas com a mata completamente preservada e, no final de cada caminhada, cachoeiras secretas, pouco exploradas, que desvendariam os segredos dos rios que correm entre as árvores.

 

Passeio convida o visitante a percorrer até 10 cachoeiras secretas - Foto: Felipe Lafuente

O Iguassu Secret Falls está em operação há um ano e convida o visitante a percorrer até 10 cachoeiras secretas durante todo o dia de expedição, em quatro trilhas diferentes, que somadas dão aproximadamente 4 km. O traslado de turistas ocorre desde os locais de hospedagem. Para os moradores de Foz do Iguaçu, o ponto de partida é o Shopping Catuaí. Depois de explicarem os procedimentos padrões, embarcamos numa van que nos leva até a primeira trilha.

A sensação de aventura mistura-se ao relaxamento - Foto: Felipe Lafuente


O barulho dos passos nas folhas, logo é ofuscado pelo som dos rios que, ao ficarem mais próximos, tornam-se mais vibrantes e intensos. A sensação de aventura mistura-se ao relaxamento. Desconectar-se das comunicações com a civilização é fundamental, mas, os objetos eletrônicos precisam sair do bolso algumas vezes para registrar a beleza de cada detalhe. Para quem quiser se refrescar, há uma pausa de alguns minutos para um banho e curtir as hidromassagens naturais. E nesse ritmo seguimos mata a dentro, recebendo explicações sobre plantas, animais e curiosidades da região.

Algumas cachoeiras estão distantes umas das outras, portanto, em diversos momentos embarcamos novamente na van para outra trilha. A aventura segue esse mesmo ritmo durante toda a expedição. No percurso do dia inteiro é oferecido um almoço. Estas cachoeiras estão sendo desbravadas recentemente pelo Iguassu Secret Falls. Algumas delas são públicas e outras estão dentro de propriedades privadas. Mesmo nas quedas em locais públicos, a própria população não as conhecia.

Para que a experiência seja ainda melhor é importante levar repelente, protetor solar, garrafa com água, um lanche se bater a fome antes do almoço, roupa para banho e uma toalha. Além destes itens é imprescindível observar sempre o local onde pisa, bem como, as instruções dos guias que acompanham o trajeto.

O Iguassu Secret Falls está muito bem ranqueado no Trip Adivisor, com 5 estrelas, que é a avaliação máxima do site.

Quando planejar vir ao nosso Destino reserve um dia a mais para curtir essa aventura. Mais fotos e informações sobre o passeio podem ser encontradas na página do atrativo em:
www.facebook.com/iguassusecretfalls  
Telefones: +55 45 98407-2468 e +55 45 99494-4000.

Os passeios têm limite de participantes. É importante agendar com antecedência.

Locais de Partida: Para turistas o traslado é desde os hotéis, das 8h15 até as 8h45. Para moradores de Foz do Iguaçu o local de partida é no Shopping Catuaí Palladium.

Para o percurso de dia inteiro está incluso o almoço.

Publicado originalmente no site do Iguassu Convention & Visitors Bureau.