H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Conheça um pouco da história do Lar dos Velhinhos 

Conheça um pouco da história do Lar dos Velhinhos 

No início dos anos 1980, a cidade de Foz do Iguaçu passou por enchentes avassaladoras, evidenciando o desamparo aos idosos carentes. A intenção se acentuou nesse período, culminando na fundação da Associação de Amparo aos Idosos de Foz do Iguaçu (Lar dos Velhinhos Antônio de Aguirra), em 26 de setembro de 1983, na residência de Antônio Ayres de Aguirra. 

Dentre as pessoas que tiveram essa iniciativa, faziam parte do grupo fundador: Ana Luiza Aguirra, Antonio Ayres de Aguirra, Arluce Mariotti, Casemiro Domareski, Clóvis Cunha Viana, Décio Cardoso, Frederico Ricardo Zilio, Geni Domareski, Lea Viana, Laura Portes, Mohamed Yassine, Neusa Yassine, Rubens Marians da Silva, e Zelia Barbosa da Silva. 

Neste dia, dois fatos marcantes deram o pontapé de início para a concretização do Lar: o prefeito daquele ano, Cel. Clóvis Cunha, anunciou a concessão do terreno pela prefeitura e o projeto arquitetônico do Lar foi apresentado. 
A partir de então, cada um assumiu uma responsabilidade para a construção da entidade, trabalhando em pequenos grupos ou comissões. Na ocasião, foi pensado em uma entidade religiosa para auxiliar na administração, quando o Lar entrasse em funcionamento.
 
Por isso, em 08 de dezembro de 1986 o Lar dos Velhinhos iniciou suas atividades sob a coordenação das Irmãs Maria dos Santos Carqueija e Terezinha Donata de Souza. Em apenas cinco dias na ativa, o primeiro idoso foi acolhido no Lar; contudo, oficialmente o lar foi inaugurado somente em 09 de junho de 1990.
    
Desde aquela época, final de 1986, até o início de 2013, a instituição foi a instituição foi coordenada pelas mesmas pessoas, que dedicaram longos 26 anos de vida ao Lar dos Velhinhos, superando diversos obstáculos e vencendo desafios. 
    
Entre esses anos, em 2010, Clóvis Augusto Aires Quadros, membro da atual diretoria, passou a administrar a entidade junto com Ir. Maria. Nesse período, Visitación Antonia Ferreira (Mami) foi convidada para ser voluntária, que passou a contribuir com muitas melhorias.

Com a saída da antiga administração, atualmente a direção trabalha de forma humanizada e objetiva  com a filosofia de dignificar o atendimento ao idoso, exercendo um importante papel na história do Lar até hoje.

O Lar dos Velhinhos entrou em uma nova fase. Estamos no momento de organizar as ideias e pensar no futuro. A equipe técnica, a coordenação e a diretoria deram vida ao Planejamento Estratégico, onde definições importantes para nortear o destino do lar foram estabelecidas.

Missão
“Cuidar, proteger e promover a integridade física e biopsicossocial do idoso desenvolvendo o seu bem estar e garantindo o cumprimento do estatuto”.

Visão
“Ser referência de excelência em atendimento ao idoso fortalecendo o elo com a sociedade que alia a prática das áreas de conhecimento e valores humanos.”

Valores
Valorização do ser humano Comprometimento
Ética
Transparência nas relações
Imparcialidade
Solidariedade
Integração
Responsabilidade

Fonte: Lar dos Velhinhos - Apresentação institucional.

Clique aqui para baixar o arquivo na íntegra.