H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Dia da Funcionária e Funcionário de Escola. Dia de quem não se acomoda com o que incomoda!

Dia da Funcionária e Funcionário de Escola. Dia de quem não se acomoda com o que incomoda!
Funcionário de escola em Foz, Diego Valdez discute temas ligados à profissão (Foto: Carlos Sossa/Arquivo)

Diego Valdez

Hoje, 7 de agosto, é comemorado o Dia da Funcionária e do Funcionário de Escola. Em 2019, a data marca os dez anos de reconhecimento da profissão, um passo importante para a construção da nossa identidade enquanto educadoras e educadores.

Este ano é também marcado pelo nosso protagonismo na luta e resistência contra as arbitrariedades do Governo do Paraná. Nossa greve foi forte, uma das maiores do país e dos últimos tempos, e mesmo diante das ameaças e do medo funcionárias e funcionários se levantaram e resistiram, pararam as escolas em defesa de direitos e da educação pública. Mostramos que quem quiser ignorar ou invisibilizar nossos papéis terá muita, mas muita dificuldade mesmo.

É com esse sentimento de gratidão pela coragem, de resistir ao injusto e de lutar pelos direitos que me orgulho a cada dia mais de dizer que sou funcionário de escola, sou educador, eu educo, eu resisto, eu luto e exijo respeito!

Parabéns a cada funcionária é funcionário de escola neste dia. Parabéns a cada um e cada uma de nós pelas lutas de todo dia no chão da escola. Sigamos firmes e fortes e sejamos protagonistas de nossas lutas.

“Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem.” Rosa Luxemburgo

Diego Valdez é funcionário de escola e secretário de Organização da APP-Sindicato/Foz.