H2FOZ - Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

Estudantes vão às ruas de Foz contra os cortes da educação pública

Estudantes vão às ruas de Foz contra os cortes da educação pública
Universitários protestaram contra possíveis interrupções da pesquisa científica (Foto: Luciana Guedes )

Luciana Guedes

Na última sexta-feira, 10, cerca de 100 estudantes, professores e servidores da UNILA se reuniram no bosque Guarani para manifestar repúdio à medida de interrupção de incentivos à pesquisa científica para a educação pública a partir do ano que vem, anunciados na semana passada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

A passeata seguiu pela Avenida Brasil até o colégio Bartolomeu Mitre, com panfletagens para os trabalhadores do comércio que saíam das lojas para assistir o grupo que cantava palavras de ordem como “Foz do Iguaçu é união! Não deixe o Temer acabar com a Educação”, “Trabalhador preste atenção a nossa luta é por saúde e Educação”.

Os estudantes se pronunciaram contra a EC 95 que congelou os investimentos públicos em áreas como saúde, segurança e Educação para os próximos 20 anos. Por consequência congela os investimentos nas universidades e corta as bolsas de incentivo a pesquisa científica no Ensino Superior brasileiro a partir de agosto de 2019.  Eles afirmam que tal medida terá consequências irreversíveis para a qualidade do Ensino e a democratização da Universidade Pública e a formação de professores.

Luciana Guedes é jornalista e estudante de mestrado em Integração Contemporânea na América Latina da Unila. 

Foto: Luciana Gudes 
Foto: Luciana Gudes 
Foto: Luciana Gudes 
Foto: Luciana Gudes 
Foto: Luciana Gudes