H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Planeta Foz

“Se edital não sair em duas semanas, o povo tem que começar a se manifestar”

“Se edital não sair em duas semanas, o povo tem que começar a se manifestar”
Fila na Avenida Costa e Silva (Foto: Ivo Valente)

H2FOZ - Alexandre Palmar

O professor Ivo Valente, ativista dos movimentos #ViadutosFoz e #DuplicaçãoBR277Já, analisou qual o próximo passo da comunidade sobre o viaduto no cruzamento da BR-277 com a Avenida Costa e Silva. A entrevista foi concedida para o quadro Diga Aí, na estreia do Clube dos Amigos, programa da Rádio Clube em parceria com o H2FOZ.

Após a assinatura da licitação para a obra, é possível acreditar que ela saia do papel? 
Sim, acreditar é possível. Mas eu imagino que todo o povo de Foz, todos os cidadãos de Foz devem ficar fiscalizando essa obra. A vigilância deve ser permanente em relação à construção dessa obra tão importante para a cidade de Foz do Iguaçu. A gente já viu aquela “novela” que foi o viaduto da Avenida Paraná. Nós não queremos que essa “novela” se repita. Então as equipes de fiscalização, tanto do movimento #ViadutosFoz, que eu coordeno, como de todos os cidadãos de Foz do Iguaçu, é superimportante para que essa obra chegue até o final.



O fato de Beto Richa ter assinado essa licitação nos últimos dias do seu governo, numa semana em que ele assinou várias outras licitações, coloca esse ato do governador sob suspeita?

É ruim porque o pessoal faz as obras na maior parte das vezes vivendo uma conotação eleitoral. Nós não gostamos disso.  Achamos que o pessoal prioriza primeiro a questão do poder em vez da questão do bem público, mas é o que se tem agora no Brasil no momento.

Qual o próximo passo da população nesse sentido de concretizar a obra?
É a questão da fiscalização. Daqui a mais ou menos duas semanas, deve sair o edital de licitação propriamente dito. Se esse edital não sair em duas semanas, o povo tem que começar a se manifestar. Tem que começar a perguntar quando é que esse edital vai sair. OK? E depois disso continuar a fiscalização, claro que respeitando os prazos legais que têm que ser respeitados. Mas saiu do prazo legal, o povo tem que ficar atento para ver se essa obra sai.

Clique aqui para assinar petição pela construção de viaduto na Av. Costa e Silva com a BR-277 em Foz do Iguaçu.