O depoimento de Franz Kohlenberger exibido em vídeo no lançamento de O Homem das Cataratas foi bastante aplaudido pelo público presente no Centro de Visitantes do Parque Nacional. O livro apresenta a trajetória do austríaco que se tornou um dos nomes mais emblemáticos do Hotel das Cataratas e da história recente do Parque Nacional do Iguaçu.
Quem vê a centenária Foz do Iguaçu, especialmente os turistas, nem imagina como foram difíceis os dias das pessoas que desbravaram a cidade. Nem mesmo grande parte dos atuais moradores sabe como foi o início da colonização da Terra das Cataratas. Se hoje o município é um dos principais destinos do mundo, com ampla infraestrutura turística, comercial e urbana, ontem era tudo muito diferente.
A ACIFI recebeu com tristeza o anúncio do falecimento do empresário e ex-presidente César Cabral. A classe empresarial e a cidade de Foz do Iguaçu são gratos por suas contribuições e os relevantes serviços prestados à entidade. Como dirigente deixou sua marca durante suas gestões entre 1990-1992/1994-1995 e pelo fortalecimento do associativismo.
O corpo do empresário Cesar Cabral foi cremado neste domingo, 7, em Curitiba. Industrial do setor de tabaco no Paraguai, ele faleceu aos 72 anos, por volta das 19 horas deste sábado, após enfrentar um câncer nos últimos três anos. As cinzas devem ser lançadas ao Marco das Três Fronteiras no começo de janeiro.
Em noite de festa no Hotel Bourbon Cataratas, no sábado (22), o turismo de Foz do Iguaçu confraternizou e homenageou seus destaques, desde os pioneiros até os de atuação mais recente, mas que já trazem uma grande contribuição para o desenvolvimento do setor.
Numa operação relâmpago a repressão da ditadura civil-militar sequestrou em dezembro de 1974, Aníbal Abbate Soley, Rodolfo Mongelos, Cesar Cabral e Alejandro Stumpfs. Texto publicado pela revista Helena, da Biblioteca Publica do Estado do Paraná. O H2FOZ publica o artigo num singela referência à memória de Aníbal Abbatte Soley, que faleceu nesta terça-feira, em Foz do Iguaçu.
A historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do revolucionário Luiz Carlos Prestes e da militante comunista alemã Olga Benário Prestes, estará em Foz do Iguaçu para debater as contradições dos sistemas políticos e quebrar o silêncio em torno de temas ligados à cidade. A professora participará de uma agenda de debates e palestras em espaços públicos nos dias 20 e 21 de junho.
O projeto CineDebate História traz nesta quinta-feira dois documentários que abordam a militância política brasileira durante a ditadura militar, seguido de debate com Aluizio Palmar, jornalista militante no oeste do Paraná. O encontro será nesta quinta-feira (13), às 19h, na sala de cinema do prédio da UNILA Centro, localizado na Alameda Rui Ferreira, nº 164-B, próximo ao Corpo de Bombeiros da Avenida JK. A entrada é gratuita.
O projeto CineDebate História traz na próxima semana o documentário Greve de março, de 1979, dirigido por Renato Tapajós, seguido de debate com Odirlei Manarin, mestre em História pela Unioeste e estudioso de temas como movimentos sociais,
Faleceu nesta terça-feira, 1º de janeiro, um dos pioneiros de Foz do Iguaçu, o carpinteiro Waldemar Rodrigues da Silva teve obstrução na via biliar. Ele estava internado desde o dia 26 de dezembro no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu concedeu, no último sábado (15), o Título de Cidadão Honorário ao Sr. Antenor Carneiro de Melo. A honraria foi proposta pela Vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), em atendimento ao decreto Legislativo n° 07/2012. Emocionado, o novo Cidadão Honorário demonstrou imensa gratidão a todos que contribuíram para que a honraria fosse entregue.
Mais uma vez se fez justiça com um Iguaçuense de coração, que deixa sua história marcada na cidade, foi assim que o Vereador Carlos Juliano Budel (PSDB), proponente do título de Cidadão Honorário concedido ao senhor Evandro Stelle Teixeira, abriu a solenidade desta última sexta-feira (23), na Câmara Municipal, em atendimento ao Decreto Legislativo nº 03/2013.