Foz tem primeiros candidatos divulgados no site da Justiça Eleitoral; são 53 concorrentes a vereador e uma chapa à prefeitura

Eleitor pode acessar dados sobre a situação do pedido de registro, informações das candidaturas e patrimônio declarado. 

Apoie! Siga-nos no Google News

H2FOZ – Paulo Bogler 

Site oficial de divulgação de candidaturas para as eleições municipais, o DivulgaCandContas reúne informações de 53 concorrentes ao cargo de vereador e de uma chapa para a disputa da Prefeitura de Foz do Iguaçu. Sãos os primeiros postulantes a cargos públicos no pleito de 15 de novembro veiculados no portal. 

Acesse o sistema em divulgacandcontas.tse.jus.br.

O sistema desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresenta informações dos candidatos, como número, partido, coligação (somente a prefeito), instrução, estado civil, entre outras. Também mostra certidões e dados do patrimônio declarado. O site ainda exibirá a movimentação das contas eleitorais.

Na página eletrônica, as candidaturas iguaçuenses com pedido de registro formalizado na Justiça Eleitoral são de postulantes a uma cadeira na Câmara Municipal dos partidos DEM, PTB e PV. A candidata à prefeita Tatiana Fruet (PROS) e seu vice, Gustavo Tramontin (Avante), são os nomes a cargos majoritários já veiculados no sistema. 

O DEM tem 20 candidatos a vereador na nominata publicada no site DivulgaCandContas. O PTB apresenta 23 concorrentes, e o PV reúne 10 nomes que postulam exercer a representatividade no Legislativo de Foz do Iguaçu. 

Devido ao fim das coligações para as eleições proporcionais, a expectativa é a de que haja um aumento significativo no número de candidatos a vereador em Foz do Iguaçu e nas demais cidades. Até o fim dessa segunda-feira, 21, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TREPR) havia contabilizado cerca de cinco mil registros de candidaturas, o que é considerado baixo. 

“Este ano, com o fim das coligações para vereador, a expectativa é de um aumento de quase 100 por cento [no número de concorrentes aos Legislativos]”, informou a assessoria do TREPR. “Por isso o presidente pede divulgação para que os partidos façam o registro no sistema o quanto antes, sob pena de lentidão no sistema nos últimos dias”, completou. 

Para cargo de prefeito, Foz do Iguaçu tem 9 candidatos escolhidos em convenções partidárias. Em ordem alfabética, são eles: Aneocir José Lauermann – Alemão, (PCdoB), Cassio Lobato (Patriota), Chico Brasileiro (PSD), Luiz Henrique (PT), Nelton Friedrich (PDT), Paulo Mac Donald (Podemos), Ranieri Marchioro (PRTB), Sidnei Silva Prestes Junior (Republicanos) e Tatiana Fruet (PROS).

Situação das candidaturas

Os candidatos com informações divulgadas no portal da Justiça Eleitoral são os que enviaram o pedido de registro, ainda não julgado, isto é, o processo está tramitando. Esse status muda à medida que a documentação é avaliada. O prazo para partidos apresentarem o requerimento de registro de candidatos e chapas termina no dia 26 de setembro. 

A situação do registro vem ao lado da foto do candidato e seu cargo. Quando o processo é registrado na Justiça Eleitoral, é informada a palavra “cadastrado” e, em seguida, “aguardando julgamento”. Significa que o concorrente requereu inscrição na eleição, mas o pedido ainda não foi julgado; ele tramita e aguarda análise.

Analisado o pedido, o status muda para “apto” ou “inapto”. Candidato considerado elegível, sem contestação, o sistema indicará sua situação como “apto” e “deferido”. Candidato considerado apto, mas com pedido de impugnações realizado, em que a decisão preveja que o registro seja negado, a situação será “apto” acompanhada do complemento “indeferido com recurso”.

O sistema de divulgação de candidaturas também informará outras condições de candidaturas, como situação de “apto” e “deferido com recurso”, e “cassado com recurso” ou “cancelado com recurso”. O portal ainda definirá candidatos em condição de “inapto”, com os complementos, e “cancelado”, “cassado”, “falecido”, “indeferido”, “não conhecimento do pedido” e “renúncia”.

(Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.