Longa Portuñol é premiado no Festival As Amazonas e estará disponível em streaming hoje e domingo

H2FOZ – Denise Paro

Para quem vai curtir o final de semana em casa, a dica é assistir ao longa Portuñol, da cineasta Thais Fernanda. Filme que retrata singularidades das fronteiras brasileiras, Portunhõl foi escolhido o melhor no júri popular do Festival As Amazonas do Cinema e também recebeu prêmio do júri oficial. 

A produção estará disponível neste final de semana, 26 e 27, na plataforma Amazônia Flix: https://amazoniaflix.com.br/festival/2.

O longa foi produzido nas fronteiras do Brasil com o Uruguai, Argentina, Paraguai e Bolívia e tem cenas gravadas em Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú, Hernandárias e comunidades indígenas da região. Em Foz, um dos cenários foi a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).  

A cineasta Thais Fernanda percorreu as fronteiras brasileiras durante dois anos, com intervalos, e fez um filme no estilo road movie – gênero inspirado no western norte-americano. A bordo de uma van, a equipe saiu de Porto Alegre e foi percorrendo cidades de fronteira para fazer as gravações. 

Com 70 minutos, o longa coloca em evidência a fronteira a partir do portuñol – fusão entre o português e o espanhol, comum nesses locais. Entre os protagonistas estão músicos, estudantes e rappers indígenas.

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.