Blog Pelo Paraná: Quem no lugar?, Agora é lei!, Quem votou a favor, Respiradores, Responsabilização, Alerta!, Em queda, Então, Voos

Coluna da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná de domingo, 05 de julho de 2020.

Apoie! Siga-nos no Google News

Feder no MEC
O empresário Renato Feder, atual secretário de Educação do Paraná, foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar o Ministério da Educação.

Quem no lugar?
O governador Ratinho Junior deve anunciar nos próximos dias o novo titular da pasta de Educação. Ratinho Junior já anunciou o deputado Marcel Micheletto (PL) na Secretaria de Administração e o antropólogo Mauro Rockembach na Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho. Outra mudança ocorre no Detran, que passa a ser comandado pelo delegado federal Wagner Mesquita. O vereador Gugu Bueno (PL), de Cascavel, vai assumir a vaga de Micheletto na Assembleia Legislativa.

Agora é lei!
O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei que torna obrigatório o uso de máscara em todo país. Alguns estados não gostaram de alguns vetos, especialmente os que libera do uso do artefato em órgãos públicos e estabelecimentos comerciais. A lei paranaense é mais restritiva e nesse caso, vale a lei estadual.

A favor
A maioria dos deputados federais paranaenses votou pelo o adiamento das eleições municipais de outubro para 15 e 29 de  novembro, por causa da pandemia do covid-19.

Quem votou a favor
Aliel Machado (PSB), Aroldo Martins (Republicanos), Diego Garcia (Podemos), Enio Verri (PT), Felipe Francischini (PSL), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PDT), Leandre (PV), Luciano Ducci (PSB), Luisa Canziani( PTB), Luizão Goulart (Republicanos), Ney Leprevost (PSD),  Roman (Patriota), Rubens Bueno (CDN), Sargento Fahur (PSD), Schiavinato (PP), Sergio Souza (MDB), Vermelho (PSD) e Zeca Dirceu (PT ).

Quem votou contra
Aline Sleutjes (PSL), Boca Aberta (Pros), Christiane Yared (PL), Filipe Barros (PSL), Giacobo (PL), Hermes Parcianello (MDB), Luiz Nishimori (PL), Paulo Martins (PSC), Pedro Lupion (DEM) e Ricardo Barros (PP). Não votou: Toninho Wandscheer (Pros).

Novo calendário eleitoral (foto)

Respiradores
O deputado Ricardo Barros (PP)  conseguiu no governo federal a liberação imediata de mais 10 respiradores para a Santa Casa de Campo Mourão. São cinco respiradores e cinco ventiladores para novos leitos de UTI de tratamento do coronavírus. “Foi um trabalho conjunto em favor do Paraná. Recebemos a solicitação do presidente do PP,  Rodrigo Salvadori e do Pedro Baer, presidente da Santa Casa”.

Responsabilização
A Secretaria Estadual de Saúde notificou os 134 municípios das sete regionais de saúde abrangidas pelo decreto estadual que determinou a quarentena restritiva exigindo o cumprimento integral do decreto e informando que pedirá a responsabilização penal do prefeito que não cumpri-lo.

Alerta!
O número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná pode mais que dobrar em 10 dias, conforme projeção do Ipardes, feita a pedido da Secretaria Estadual de Saúde.  

Em queda
O Paraná teve queda de 11% de assassinatos em maio de 2020 se comparado com o mesmo período de 2019, de acordo a Secretaria Estadual da Segurança Pública. Foram 142 mortes violentas ao longo do mês, 19 a menos do que o registrado em maio de 2019.

Então
O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato, disse que a ausência dos sobrenomes dos presidentes da Câmara e do Senado numa ação que investiga doações ilegais de campanha é “irrelevante”. Os nomes sem os sobrenomes completos dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre(DEM-AP) aparecem na denúncia oferecida à Justiça em dezembro do ano passado.

Voos
O aeroporto de Cascavel, no oeste do Paraná, retomou os voos domésticos. Os pousos e decolagens dos voos regulares estavam suspensos há mais de três meses por causa do coronavírus. O primeiro trajeto retomado pela Gol foi entre Cascavel e Guarulhos (SP) com 73 passageiros a bordo.

Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.