H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

Centro de estudos ambientais

(Foto: Carlos Sossa)

* José Afonso de Oliveira

A Itaipu Binacional tem grande experiência acumulada na área ambiental, especialmente no que tange à recuperação de espaços utilizados para a construção da hidrelétrica, tanto quanto à preservação de espécies, e até o Ecomuseu, que na época de sua instalação era inédito no Brasil.

Contando com um grande complexo de pesquisa e estudos avançados no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), pode-se sugerir a implementação de um centro de estudos ambientais, de perfil internacional, exatamente para estudos na região do Lago de Itaipu como também no Parque Nacional do Iguaçu.

Na atualidade em que estamos agora, no contexto do mundo globalizado, essa possibilidade se enquadra naquilo que hoje é essencial para o planeta: o conhecimento e a preservação das áreas ambientais.

Alunos egressos das nossas universidades, públicas e privadas, poderão complementar seus estudos no PTI dentro dessas novas possibilidades que seriam abertas.

Da mesma forma, professores estariam também realizando trabalhos de pesquisa, acompanhamentos diversos tendo como referência esse centro de estudos ambientais.

Podemos aquilatar o impacto desse centro de estudos ambientais para o futuro próximo, pois a realização de pesquisas que seriam publicadas, tanto quanto seminários, congressos e outras modalidades de estudos, possibilitará a presença constante de inúmeros pesquisadores nessa unidade.

Agregam-se a tudo isso os estudos referentes à pesca e qualidade da água do Lago de Itaipu, absolutamente essencial para o nosso desenvolvimento em futuro bastante próximo. Isso significaria um grande avanço em áreas de destaque e que merecem ser estudadas para podermos ter um melhor nível de desenvolvimento em nossa região e no país, como um todo.

Novos setores seriam agregados, especialmente referentes às áreas econômicas, por meio da utilização e processamento de novos produtos de mercado.

Os investimentos necessários para a criação e instalação desse centro de estudos ambientais são de baixa intensidade, mas os frutos que serão produzidos seriam de grande amplitude, modificando substancialmente o nosso padrão de desenvolvimento, uma vez que se passaria a agregar, de forma positiva, aspectos ambientais.

* José Afonso de Oliveira é sociológo e professor universitário em Foz do Iguaçu.