H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

Educação superior em Foz do Iguaçu

Prof. José Afonso de Oliveira

Nos últimos 40 anos, a cidade sofreu grandes e profundas transformações oriundas da construção da hidrelétrica de Itaipu e da instalação dos cursos superiores.

A construção da hidrelétrica estava em andamento acelerado quando teve início a instalação dos cursos superiores na cidade, dando assim um novo perfil e dinamismo para Foz do Iguaçu e região.

Hoje temos praticamente instalados todos os cursos superiores – alguns com duplicação, dadas as várias instituições, pública e privadas, que gerenciam todo esse setor econômico-social.

Isso agregou uma condição essencial para a melhoria geral da cidade ao preparar profissionais competentes para o gerenciamento de vários setores, alguns até então inexistentes.

Nossos jovens não precisam mais sair de Foz para frequentar cursos superiores. Por exemplo, os nossos jovens atendem aos dinâmicos e necessários setores de educação, engenharia civil, medicina, advocacia e tantos outros que fazem parte dessa nossa moderna sociedade.

Isso também acrescentou um grande aporte financeiro para a cidade por meio de recursos provenientes do poder público e privado que acabam dinamizando novos setores que vão sendo constituídos.

Pensar, por exemplo, na área de saúde, em que há 15 anos não tínhamos nem ambulâncias para o atendimento e hoje contamos com o SAMU e SIATE com todos os corpos médicos e de enfermagem especializados.

Nosso atendimento de saúde era muito precário, mas foram os cursos de Enfermagem de alto nível que possibilitaram um melhor atendimento em nossos hospitais, postos de saúde, empresas, escolas etc.

Pensar que o setor do direito, com seus vários cursos, permitiu um melhor atendimento às áreas de segurança na cidade com construção de unidades prisionais, local de atendimento de egressos do sistema, além de aberturas em vários outros setores que vão de legislação trabalhista, educacional para as mulheres, enfim, compondo uma gama muito significativa de novos atendimentos para as demandas da população.

A educação atualmente é um setor muito importante, pois representa um papel essencial para os avanços socioeconômicos a que estamos já assistindo e outros tantos que virão em futuro próximo. 

* José Afonso Oliveira é sociólogo e professor em Foz do Iguaçu.