H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

Empreender na educação

Por José Afonso de Oliveira

Creio que podemos e devemos realizar empreendimentos novos, criativos na área educacional. Isso pode e deve ser realizado por meio de uma grande parceria que envolva os governos em nível municipal, estadual e federal.
É sim uma nova concepção de escola pública que vai primar pela sua qualidade, gerando empregos na cidade e preparando os nossos futuros profissionais, cidadãos altamente competentes.

Esse empreendimento pode ser realizado em área da prefeitura nas proximidades da TV Naipi, onde podem ser construídas em módulos pré-moldados salas de aula, laboratórios, quadras de esporte, oficinas, enfim, todo o equipamento necessário para uma atividade educacional de ponta.

O referido centro educacional tem de ser de horário integral para todos os alunos e, por conta disso, três refeições serão servidas diariamente, fazendo parte do currículo da escola desde o seu preparo, atendimento e limpeza dos locais.

Da mesma forma, o ajardinamento do local e toda a sua limpeza e manutenção seriam realizados pelos alunos, supervisionados por professores especializados.

Mas a grande inovação seria a realização de um plano pedagógico centrado no aluno, que seria executado por meio de apresentação de projetos nas várias e diferentes áreas do conhecimento. Nessa unidade de ensino não haveria a possibilidade de evasão escolar por parte do aluno e não existiria igualmente a possibilidade de repetência, sendo esses fatores devidamente estudados, caso a caso, assim como seriam executadas soluções inovadoras visando exatamente a ampliar o conhecimento dos alunos.

Projetos de softwares para o aprendizado seriam desenvolvidos objetivando o conhecimento por parte dos alunos, substituindo assim os tradicionais laboratórios de física, química e biologia, da mesma forma que apresentando concepções de artes e linguagens teatrais e cinematográficas para o aprimoramento intelectual de todos os estudantes.

É claro que todo aluno nessa escola teria a realização do prazer do conhecimento, absolutamente fundamental para a escola poder avançar e manifestar para o aluno a paixão de estudar, portanto bem diferente de tudo aquilo que vemos por aí, independentemente se escola pública ou privada. Temos necessidade de realizar essa experiência para atender às demandas do mundo atual.

* José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.

X