H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

Estamos em momento de grandes transformações

Prof. José Afonso de Oliveira

De repente, isso mesmo, da noite para o dia, descobrimos que muitas coisas às quais dávamos um grande valor não têm mais nenhum sentido. De uma forma um tanto quanto trágica, acabamos convivendo com a possibilidade real de morte – sem mais nenhuma cerimônia – rápida e rasteira.

De outro lado, as pessoas confinadas em casa começaram a trabalhar, estudar e fazer toda uma série enorme de atividades utilizando a informática, acoplada à internet. Essa situação, pode acreditar, veio para ficar e será ainda mais ampliada. As redes sociais serão muito mais dinamizadas para o oferecimento de cursos, especializações e toda uma série de outras atividades que ainda são praticamente desconhecidas.

Aquilo a que não dávamos importância na sociedade – como sistemas de saúde bem equipados e com boas equipes profissionais – será cada vez mais uma exigência dos cidadãos.

A educação, finalmente, vai ganhar outras formas de execução, adotando aulas com a utilização das redes sociais, intenso uso da informática ligada à internet, propiciando educação para um maior número de alunos e buscando a máxima eficiência. Atenção, pois a partir de agora isso é possível, viável, haja vista o que já está sendo feito nesse sentido.

Setores como turismo e hotelaria devem passar por profundas transformações visando a ter um público superior ao existente antes da pandemia, mas com redução bem acentuada de custos. O turismo de massa será a base dessa nova realidade, isso ocorrendo com uma forma mais personalizada de maior volume de custos.

Tudo isso está acontecendo por conta das profundas transformações já existentes nos sistemas produtivos, juntamente com parâmetros de consumo em larga escala, propondo agora horários diferenciados de trabalho, a inexistência de um mês de férias, cuja existência se estenderia assim por todo o ano, movimentando o turismo e a hotelaria. Como forma adicional, os sistemas de transportes urbanos seriam muito mais eficientes, pois atenderiam praticamente a um grande número de passageiros em todo o transcurso do dia e não mais em determinados momentos.

Sistemas de comércio com informática e internet eliminam gastos excessivos com lojas, estacionamentos, entre outros, possibilitando maior volume de transações. O sistema de entrega em domicílio, que veio para ficar, vai mudar também a rotina das lojas e dos bares e restaurantes.

* Prof. José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.
_________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

X