H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

Novelas educativas

Prof. José Afonso de Oliveira

A televisão é um meio de comunicação social muito importante e de grande penetração entre as pessoas. O trato técnico bem trabalhado na imagem e no som pode produzir efeitos encantadores, atraindo sempre um grande público. Tanto isso é verdade que costumamos dividir o nosso horário de lazer de acordo com a programação televisiva a que assistimos.

A TV Globo está trabalhando com duas novelas de forte conteúdo educativo, sem que sejam transformadas em um assunto estéril ou mesmo chato.

Temos Malhação, com “Viva a Diferença”, em que jovens adolescentes, todos eles atores em formação, trabalham e interpretam os relacionamentos de adolescentes focados em um pequeno grupo no qual há diferenças étnicas e culturais bastante significativas.

Esses adolescentes revivem os problemas que existem na sociedade, em vários níveis, especialmente no que diz respeito à escola, trabalho, relacionamentos e convivências novas que vão acontecendo.

De outra forma a novela Novo Mundo aborda a questão histórica dos primórdios do Brasil na etapa em que se organiza a nova sociedade quando da independência em 7 de setembro de 1822.

Misturar fatos históricos com ficção é bastante interessante por mostrar uma realidade histórica que poucos na sociedade conhecem em seus meandros mais profundos e mesmo pitorescos.

Mas a novela não fica apenas no passado, pois faz várias referências ao período atual em que estamos vivendo, enquanto sociedade e não tanto governo.

O interessante é que tínhamos uma visão muito negativa das novelas como fatos menores da nossa cultura, aliada a uma certa alienação da realidade em que vivemos no Brasil. Mas é fato que esse estilo de novelas tem trazido sim uma boa contribuição para o conhecimento mais profundo da nossa realidade – quer no passado, Novo Mundo, quer no presente, “Viva a Diferença”. Que possamos esperar que esses venham a ser instrumentos para que consigamos, ao fim e ao cabo, melhorar a nossa sociedade, que tanto precisa – hoje provavelmente mais do que nunca.

Claro que a intepretação dos atores, a direção da novela, os diálogos, roupas, enfim, tudo o que se refere à dramaturgia tem um toque muito especial de alta competência profissional, verdadeira escola para novos atores, já que esse também é um dos objetivos das novelas.

 

* Prof. José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.
_________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

X