H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Pelo Paraná

Novos hotéis, “forte nas eleições", Prêmio Ocepar, Ponta Grossa-Foz, sem certeza, parque em Colombo, Campo Mourão, combate a fraudes, proibição e Congresso em Foco

Novos empreendimentos deverão ficar prontos em 2020 (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)

“Forte nas eleições"

O deputado e presidente estadual do PSDB, Paulo Litro, adiantou que os tucanos terão uma atuação forte nas eleições municipais, com projetos para o executivo e legislativo alinhados com as principais demandas e realidades de cada região do Paraná. "Iremos reforçar ainda mais esse trabalho no segundo semestre, com os encontros regionais". O partido, segundo o deputado, vai viabilizar candidaturas para prefeito no maior número de municípios e dar continuidade a parcerias bem sucedidas como acontece em Curitiba com o prefeito Rafael Greca (DEM) e o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSDB).

Prêmio Ocepar

Interessados no 13º Prêmio Ocepar de Jornalismo têm até o dia 1º de julho para inscrever as matérias publicadas ou veiculadas entre 1º de janeiro de 2018 a 1º de julho de 2019. Serão aceitos materiais que façam referência a um ou mais ramos do cooperativismo em que atuam as cooperativas filiadas à Ocepar: agropecuário, crédito, saúde, transporte, turismo, habitacional, educacional, infraestrutura, consumo e trabalho. Ao todo, serão distribuídos R$ 88 mil em prêmios, já descontados os impostos. 

Ponta Grossa-Foz

Os prefeitos Marcelo Rangel (Ponta Grossa) e Chico Brasileiro (Foz do Iguaçu) assinaram carta de intenção para abertura de voos da Azul Linhas Aéreas entre as duas cidades. O aeroporto de Ponta Grossa atende os 23 cidades dos Campos Gerais e nos cincos primeiros meses deste ano recebeu cerca de 20 mil passageiros - aumento de 18,61% em relação ao mesmo período do ano passado.

Novos hotéis

A rede hoteleira de Foz do Iguaçu contará com seis novos empreendimentos até meados de 2020. Com os investimentos, o número de leitos deve passar dos atuais 27,5 mil para 32 mil. Na lista estão um hotel de luxo e um econômico do Grupo Viale - que já conta com dois na cidade -, outro da rede Mabu, um da rede Hard Rock, um resort ligado ao complexo Dreamland e um segundo Recanto das Cataratas, este também na linha de hospedagem de luxo.

Sem certeza

O relator da reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB-SP), disse que conversará ainda esta semana mais uma vez com governadores favoráveis à inclusão dos Estados na reforma. “Essa construção está em andamento, mas ainda não dá para dizer nada em definitivo. Ainda não há nenhum movimento concreto do governo para incluir a capitalização ou os Estados na reforma. Mas qualquer mudança no relatório precisa construir ampla maioria para a votação”, afirmou.

Parque em Colombo

A prefeita Beti Pavin (PSDB) assinou ordem de serviço no valor de R$ 5 milhões, para as obras do Parque Linear do Palmital, no bairro Guaraituba, em Colombo. O parque, um dos maiores da região metropolitana de Curitiba, terá 3,5 quilômetros de extensão com ciclovia, vias de pedestres para caminhada, lagoa, estacionamento, praças com mobiliários urbanos, pista de skate, quadra de vôlei e futebol, playground e passarelas de ligação.

Campo Mourão

O deputado Douglas Fabrício (Cidadania) cobrou mais segurança no anel viário de Campo Mourão, na Rodovia BR 158, devido aos constantes assaltos no local. “Quem viaja para Cascavel ou Foz do Iguaçu tem medo e desta vez os bandidos ainda se enganaram. Queriam assaltar sacoleiros e abordaram um ônibus de estudantes. A Polícia tem setor de inteligência e condições para resolver esta situação. Os assaltos aos ônibus no anel viário se tornaram rotina. Vamos levar este caso ao governador Ratinho Júnior”, afirmou.  

Combate a fraudes

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei de combate a fraudes previdenciárias. A lei, relatada pelo deputado Paulo Martins (PSC-PR), no Congresso Nacional, cria um programa de revisão de benefícios com indícios de irregularidades e autoriza o pagamento de um bônus aos servidores do INSS para cada processo analisado fora do horário de trabalho. Exige ainda um cadastro para o trabalhador rural feito pelo governo e não mais pelos sindicatos, como é feito hoje. Além disso, amplia o número de contribuições mínimas exigidas para a requisição do benefício pela família do detento.  

Proibição

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) que proíbe a venda de cães e gatos em petshops e clinicas veterinárias. A proposta veta o comércio dos animais em lojas físicas e online e somente criadores registrados serão autorizados para fazer a reprodução e venda. Guerra quer reduzir o número de canis clandestinos no Estado. 

Congresso em Foco

Vinte e quatro paranaenses – três senadores e 21 deputados – concorrem ao prêmio "melhores deputados" e "melhores senadores do Congresso em Foco. A votação é pela internet. Na lista estão: Alvaro Dias (Pode), Oriovisto Guimarães (Pode), Flávio Arns (Rede), Aliel Machado (PSB), Aline Sleutjes (PSL), Christiane Yared (PL), Diego Garcia, (Pode), Enio Verri (PT), Evandro Roman (PSD), Felipe Francischini (PSL), Giacobo (PL), Gustavo Fruet (PDT), Frangão (MDB), Leandre (PV), Luciano Ducci (PSB), Luiza Canziani (PTB), Luizão Goulart (PRB), Paulo Martins (PSC), Pedro Lupion (DEM), Stephanes Júnior (PSD), Rubens Bueno (Cidadania), Sargento Fahur (PSD), Schiavinato (PP) e Toninho Wandscheer (Pros).


Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br