H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

O conhecimento está disseminado

Professor José Afonso de Oliveira

Disseminado está o conhecimento, isto é, disponível em todos os momentos para todas as pessoas. Isso era simplesmente impensável, pois o conhecimento estava restrito aos muros universitários. Só pessoas com condições e boa educação tinham acesso ao conhecimento elaborado.

Atualmente qualquer pessoa em qualquer parte do mundo tem acesso a qualquer tipo de conhecimento, do menos ao mais elaborado, e pode fazer uso dele da forma que desejar.

No passado recente, os pacientes no consultório médico estavam inteiramente à disposição do médico, que detinha todo o conhecimento. Hoje já é possível, consultando, por exemplo, o Google, saber muito sobre doenças e possíveis terapias. Isso faz com que a relação médico/paciente seja completamente distinta.

Na educação então nem se fala. Outrora os professores eram os únicos detentores do conhecimento; e os alunos, inteiramente submissos, aceitavam tudo o que era dito pelo professor. Hoje a internet abre portas inéditas de acesso ao conhecimento, possibilitando que a relação professor/aluno seja completamente diferente daquela do passado.

Mas o conhecimento disponível também cria na sociedade novas situações, por vezes bastante complicadas. As pessoas passam a acompanhar atividades tanto de personalidades em vários segmentos quanto de agentes públicos em ações que, muitas vezes, passam a ser duramente criticadas e contestadas. Como consequência, a democracia sob a que vivemos atualmente é muito mais rica, porém tem também maiores possibilidades de manipulação de opinião influenciando sobremaneira determinadas situações, com graves consequências.

Os meios de comunicação social de massa como jornais, rádios, televisões etc. têm hoje um fortíssimo concorrente, de sorte que ou se transformam ou desaparecem, como vem acontecendo em várias partes do mundo, pois não é nada fácil competir com o conhecimento disponível na internet.

Isso é parte das transformações que estão em curso, deixando muitas pessoas paralisadas e perplexas. Outros vão na vanguarda dessas mudanças muitas vezes cometendo graves erros. O fato é que a sociedade em que vivemos agora já é muito distinta daquela que tínhamos há bem pouco tempo, e nem sempre é fácil realizar mudanças, que têm um peso enorme.

* José Afonso de Oliveira é sociológo e professor em Foz do Iguaçu.

X