H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

O convívio com os diferentes

Prof. José Afonso de Oliveira

Aqui em Foz do Iguaçu convivemos com os diferentes, afinal temos várias e diferentes culturas com as quais interagimos no nosso cotidiano, sem qualquer tipo de problema.

Isso é muito significativo e importante num momento em que vivemos no contexto de todo esse processo de globalização, no qual o mundo se torna pequeno demais e estamos perto de todos no planeta.

Isso não tem se mostrado nada fácil em várias áreas do planeta onde a intransigência, no sentido da ojeriza dos diferentes e na finalidade de sua eliminação, parece ser um objetivo social importante.

Caminham pelas nossas ruas e avenidas mulheres vestidas como no Oriente Médio islamizado com toda a naturalidade e temos, por conta disso, mesquitas de diferentes origens, contando também com um templo budista, templos cristãos de diferentes pensamentos e práticas cristãs, e ainda organizações de cultos africanos tão presentes em nossa sociedade.

Mas estando nesta região de uma tríplice fronteira convivemos, há muitos anos, com paraguaios e argentinos sem grandes problemas, em que pese todas as legislações nacionais em vigor, mas, acima de tudo, temos essa aproximação muito interessante e salutar. Prova disso é que possuímos na cidade linhas de ônibus urbanos que atendem diariamente aos três países, sem qualquer tipo de dificuldade.

Essa nossa experiência de convivência é bastante rara no mundo atual e merece ser vista, discutida, pois indica caminhos quando, neste momento, estamos vivendo todo esse processo de globalização.

Isso possibilita igualmente o surgimento de uma nova nacionalidade, claro que entre aspas, à medida que o portunhol passa a ser uma língua nova que merece também estudos mais aprofundados, porém é fato corriqueiro que em nossas atividades o idioma seja muito utilizado.

Nesse sentido também utilizamos moedas dos três países, com toda a tranquilidade, onde os caixas de lojas e supermercados estão acostumados às noções de câmbio diário, possibilitando as trocas e incentivando todo o comércio entre as cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai. Na verdade, somos uma nova realidade que deve incentivar as mudanças em andamento no mundo, frente à globalização presente no planeta atualmente.

José Afonso de Oliveira é professor e sociólogo em Foz do Iguaçu.