H2FOZ | Notícias | Foz do Iguaçu
  1. Home
  2. Professor Afonso

Tecnologia para o futuro

Estamos diante de um novo mundo, que já está existindo e vai modificar profundamente toda a sociedade (Foto: Carlos Sossa)

José Afonso de Oliveira

O mundo está apavorado pela ascensão da China, tanto do ponto de vista econômico como, mais ainda, por conta de seus avanços tecnológicos que são enormes e irreversíveis.

O celular lançado recentemente no mercado global pela Huawei é simplesmente fantástico, pois é mais evoluído tecnologicamente que seus similares a um preço de venda muito mais reduzido.

O governo dos Estados Unidos proíbe a sua comercialização no mercado norte-americano, e isso significa que a China – que está entrando no 5G – vai superar o Android e possivelmente as empresas de alta tecnologia estadunidenses na área da informática.

É possível que os chineses consigam uma tecnologia tão avançada que possa controlar, a distância, toda a estrutura militar dos EUA, comprometendo assim o aparato bélico montado como sendo o mais poderoso do planeta.

Com a revolução 5G, que já está em andamento, a inteligência artificial dá um salto enorme, e podemos ter a certeza de que os sistemas produtivos praticamente na sua totalidade serão inteiramente informatizados, tendo o seu controle também dominado pelas máquinas.

Assim estamos diante de um novo mundo, que já está existindo e vai modificar profundamente toda a sociedade. Teremos máquinas trabalhando com toda a eficiência, sendo igualmente controladas por outras máquinas – que também serão eficientes, com o detalhe importante de poderem operar 24 horas por dia, em 365 dias, sem a necessidade de férias, feriados etc.

Por outro lado, não terão igualmente de receber pagamento, o que vai ser muito bom para os empresários. Resta saber o que fazer para o atendimento das necessidades das pessoas, e aqui penso em Domenico De Masi, que tem trabalhado exaustivamente o conceito de ócio que ele denomina de criativo e que está sofrendo uma imensa expansão mundo afora.

Atividades esportivas estão em expansão, haja vista competições internacionais do porte das Olimpíadas ou da Copa do Mundo de Futebol, o maior espetáculo do planeta.

Cinema, teatro, música com imensas orquestras sinfônicas, em todo o mundo, estão igualmente em ampliação, conquistando públicos e novos espaços. Talvez esses sejam os sinais claros da nova sociedade que está agora em gestação, mas que deverá ser marcante em curto espaço de tempo.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

X