Canal da Piracema

O Canal da Piracema permite que os cardumes de peixes superem a barragem da usina, que tem 196 metros de altura.

Apoie! Siga-nos no Google News

Obra preserva a biodiversidade do Rio Paraná 

A Itaipu Binacional é a principal instituição promotora de projetos ambientais na região de Foz do Iguaçu. Com o Programa Cultivando Água Boa, instituído em 2003, ela pôs em prática um conjunto de 70 projetos e 108 ações voltadas ao meio ambiente em todas as 29 microbacias que estão ligadas ao seu reservatório. Um dos destaques desse programa é o Canal da Piracema, que permite que os cardumes de peixes superem a barragem da usina, que tem 196 metros de altura, e sigam em direção às áreas de reprodução, localizadas principalmente na planície de inundação do Rio Paraná, acima do reservatório de Itaipu. 

O canal tem dez quilômetros de extensão, dos quais quatro quilômetros são de leito artificial, e seis quilômetros incorporam o leito do Rio Bela Vista. Sua largura varia entre cinco e doze metros e sua vazão, entre cinco e dez metros cúbicos de água por segundo. Na época de reprodução, é possível avistar os cardumes nas corredeiras e remansos. 

Segundo os técnicos que desenvolvem diversas pesquisas no local, de cada 10 espécies migratórias do Paraná, 7 utilizam o canal. Dada sua abrangência e eficiência, o Canal da Piracema tornou-se referência para novos projetos de hidrelétricas no Brasil, que precisam dispor de iniciativas similares. 

Na parte artificial, há uma bifurcação, com um trecho de 430 metros para a prática de canoagem. O circuito foi inaugurado em maio de 2006, com as provas seletivas de classificação dos atletas brasileiros para dois campeonatos mundiais de slalom. Construído sob a orientação de alguns dos mais experientes atletas do Brasil, o Canal de Águas Bravas estabeleceu um espaço de alto nível técnico para competições e treinamentos, tanto que, em 2007, sediou também os Campeonatos Pan-americano e Internacional de Canoagem. 
Toda essa área recebeu, nos últimos anos, um novo tratamento paisagístico, com um projeto arquitetônico que favorece a contemplação e a apreciação da paisagem do entorno do canal. Esse espaço faz parte do Complexo Turístico de Itaipu, que conta ainda com o Ecomuseu e o zoológico do Refúgio Bela Vista. 

Pesquisas 

O Canal da Piracema é palco de diversas pesquisas desenvolvidas com instituições parceiras. Entre as envolvidas, destacam-se a Universidade Estadual de Maringá (UEM), com a área de biodiversidade de peixes e radiotelemetria; a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), também na área de biodiversidade de peixes; a Universidade Estadual de Londrina (UEL), na área de avifauna; o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), na área de impacto da atividade desportiva; e a Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz (Esalc), na avaliação da capacidade de suporte turístico e desportivo. 

Serviço 

O Canal da Piracema no momento não está aberto à visitação turística. Somente visitas técnicas. 
Informações (toll free): 0800 645 4645 
Site: http://www.itaipu.gov.br 


ATRATIVOS RELACIONADOS

Itaipu Binacional

Visita Panorâmica

Iluminação da Barragem

Circuito Especial

Visita Institucional Técnico-científica

Test Drive Veículo Elétrico

Ecomuseu

Polo Astronômico

Porto Kattamaram

Refúgio Biológico Bela Vista

Canal da Piracema


© Portal H2FOZ – Todos os direitos reservados

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.