Aplicação está prevista para acontecer em seis dias - Imagem ilustrativa: Ministério da Saúde

Toledo vai vacinar 100% da população a partir dos 12 anos em estudo da Pfizer


Ação vai analisar o comportamento do vírus em cidade com população acima de 12 anos que já recebeu ao menos uma dose da vacina.

A cidade de Toledo, na Região Oeste, vacinará contra a covid-19 toda a população com mais de 12 anos. A ação faz parte de um estudo inédito no país da Pfizer para observar e analisar o comportamento do Sars-Cov-2 em uma localidade tendo essa faixa da população iniciada a imunização com ao menos uma dose.

Para a pesquisa, Toledo receberá remessa exclusiva de 35.173 vacinas, remessa que já foi autorizada pelo Ministério da Saúde. Com isso, será possível completar a aplicação da primeira dose na população adulta e em adolescentes de 12 a 17 anos. As aplicações estão previstas para começar nesta quinta-feira, 26.

A Secretaria Municipal de Saúde espera aplicar cerca de 7 mil primeiras doses por dia, contemplando duas idades diariamente. O objetivo é concluir essa vacinação até a próxima terça-feira, 31. Serão mobilizados pelo menos 50 profissionais da saúde, em pontos de vacinação que irão funcionar em horário ampliado, das 8h às 23h.

“Quero frisar a importância desse estudo científico ser realizado em território paranaense. Ele vai ser importante para avaliar os próximos passos da imunização”, declarou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “Estou muito contente com essa notícia, e estamos desejosos em cumprir a meta de seis dias estabelecida para a vacinação”, declarou o prefeito de Toledo, Beto Lunitti.

Entendimentos

Os contatos da farmacêutica com Toledo se iniciaram na segunda quinzena de maio e se intensificaram a partir da segunda quinzena de junho. Com o Ministério da Saúde, as tratativas começaram a partir da segunda quinzena de julho, incluindo a vacinação no Plano Nacional da Imunização (PNI).

Cronograma de vacinação do lote especial de Toledo:

Quinta-feira, 26/08: 19 e 20 anos ou mais

Sexta-feira, 27/08: 17 e 18 anos ou mais

Sábado, 28/08: 15 e 16 anos ou mais

Domingo, 29/08: 13 e 14 anos ou mais

Segunda-feira, 30/08: 12 anos ou mais

Terça-feira, 31/08: repescagem a partir dos 12 anos.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1283 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.