Conquista do Foz Cataratas virou livro e podcast

Título da Copa do Brasil, que completa 12 anos de história neste domingo (26), foi retratado pelo jornalista Bruno Zanette.

Apoie! Siga-nos no Google News

Entre as três mil pessoas que acompanharam in loco, no Estádio Pedro Basso, a conquista da Copa do Brasil de 2011 de futebol feminino pelo Foz Cataratas estava o jornalista Bruno Zanette. Na época, o profissional atuava como repórter da Rádio CBN Foz, emissora que não transmitia os jogos, mas fazia a cobertura do time.

Ele aproveitou essa vivência próxima dos gramados e dos bastidores do clube para produzir o livro “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil”, lançado em 2021, quando se completaram dez anos da façanha. O material também recebeu uma adaptação em formato de podcast. “Estávamos na pandemia. Entrevistei a distância atletas da época, comissão técnica e torcedoras. Para o podcast, além das entrevistas, utilizei narrações de rádio que transmitiram os jogos, além de efeitos e trilhas sonoras para tornar a história mais interessante”, explica.

Para Zanette, foi uma experiência incrível testemunhar de perto o surgimento de uma equipe vencedora, que encantou a torcida até então pouco habituada ao futebol feminino. “Conseguir informações de jogos fora de Foz ou do Paraná em 2011 era muito difícil. Não havia tantas possibilidades de cobertura do esporte na ocasião. A divulgação da modalidade melhorou consideravelmente desde então, mas ainda é possível fazer mais pela categoria.”

A qualidade das atletas do Foz era um diferencial importante, com muitas delas sendo convocadas para a seleção brasileira ao longo dos anos, como a goleira Bárbara, a atacante Andressa Alves, a volante Renata Costa e a zagueira Marina. “Era um time considerado caro, trazido com a ajuda de grandes patrocinadores, mas que não contava com muitas atletas locais. Após o título, começou a surgir uma categoria de base, com nomes como Katielle Aguilera (que foi convocada para as seleções de base e principal e hoje atua no Atlético Mineiro).

O livro “O Ano em que o Foz Cataratas Conquistou o Brasil” custa R$ 30 e pode ser adquirido no Espaço Cultural Quixote (Rua Rio de Janeiro, 877, Vila Maracanã) ou direto com o autor, pelo e-mail brunozanette1@gmail.com, com o título “Livro”. Já o podcast pode ser acessado gratuitamente pela plataforma Spotify com o título “O Ano do Foz”.

Campanha vencedora

O Foz Cataratas foi campeão da Copa do Brasil de 2011 com todos os méritos. O clube venceu as duas partidas da final (2 a 0, em Pernambuco, e 3 a 0, em Foz) e teve apenas uma derrota em toda a campanha (para o Kindermann, de Santa Catarina, nas oitavas de final). Foram seis vitórias, com destaque para um expressivo 9 a 0 no Flamengo (RS) na primeira fase, e três empates. Confira a campanha completa:

Primeira fase
18/8/2011 – Foz Cataratas 9 x 0 Flamengo (RS)
25/8/2011 – Flamengo (RS) 1 x 5 Foz Cataratas

Oitavas de final
1.º/9/2011 – Kindermann (SC) 1 x 0 Foz Cataratas
8/9/2011 – Foz Cataratas 2 x 0 Kindermann (SC)

Quartas de final
15/9/2011 – Foz Cataratas 2 x 1 Santos (SP)
24/9/2011 – Santos (SP) 0 x 0 Foz Cataratas

Semifinais
3/11/2011 – Viana (MA) 0 x 0 Foz Cataratas
10/11/2011 – Foz Cataratas 0 x 0 Viana (MA) – Nos pênaltis, Foz Cataratas 7 x 6 Viana

Final
19/11/2011 – Vitória (PE) 0 x 2 Foz Cataratas
26/11/2011 – Foz Cataratas 3 x 0 Vitória (PE)

LEIA TAMBÉM