Governo federal destina R$ 1,9 bi para produção e aquisição de vacina contra covid-19

H2FOZ – Paulo Bogler 

Por meio de medida provisória, o governo federal abriu crédito de R$ 1,9 bilhão para a produção e aquisição de vacina contra a covid-19. A MP foi assinada nessa quinta-feira, 6, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

O medicamento está sendo desenvolvido pelo laboratório AstraZeneca, do Reino Unido, em parceria com a Universidade de Oxford. Para a formulação da vacina no país, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmou parceria com a empresa britânica de fármacos.

Se for comprovada a eficácia e segurança do imunobiológico, o Brasil deverá produzir cem milhões de doses. De acordo com a Agência Brasil, o “próximo passo será a assinatura de um contrato de encomenda tecnológica, previsto para este mês”.

Com isso, o Ministério da Saúde espera ter acesso a cem milhões de doses do insumo da vacina, das quais 30 milhões entre dezembro e janeiro e 70 milhões ao longo dos dois primeiros trimestres de 2021. 

A vacina da Universidade de Oxford está entre as que se encontram em estágio mais avançado de desenvolvimento no mundo. Há testes clínicos sendo realizados com seres humanos.

“Se a vacina for eficaz e o cronograma previsto pelo governo se cumprir, a expectativa é que haja uma grande campanha nacional de vacinação contra a covid-19 no início do próximo ano”, noticiou a agência de notícias do governo.

(Com informações da Agência Brasil)

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.