Para desafogar UPA, Municipal volta a coletar exames de covid-19

Unidade hospitalar em Foz volta a colher exames - Foto: Marcos Labanca

Serviço havia sido suspenso em março para aliviar estrutura do hospital.

A fim de desafogar as operações na UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, a Secretaria Municipal de Saúde voltará a colher exames para covid-19 no Hospital Municipal. A unidade de pronto atendimento somente atenderá pessoas diagnosticadas com a doença.

O Municipal deixou de ser ponto de coleta de testes para detecção do novo coronavírus no último mês de março, transferindo para a UPA do Morumbi a triagem e exames. Na ocasião, a prefeitura informou que o objetivo era aliviar a estrutura e o atendimento no hospital público.

“No entanto, a alta nas internações por covid das últimas semanas levou a Secretaria de Saúde a fazer novas adequações para atender todos os casos graves da doença”, justificou a gestão municipal, por meio da assessoria. “Com a mudança, será priorizado o espaço do hospital e da UPA para atendimento aos pacientes infectados pelo coronavírus”, completou.

Em praticamente todo este mês, o Hospital Municipal está com a UTI lotada, com 100% de utilização de seus 70 leitos. Há piora nos indicadores da pandemia em Foz do Iguaçu, com aumento da média móvel de novos casos positivos e de mortes, em relação a 14 dias passados. Com 87 óbitos, maio é o terceiro mês mais letal da doença, atrás de março e abril.

Plantão de atendimento

Desde terça-feira, 25, a Central Coronavírus passa a agendar a coleta de exames para detecção do novo coronavírus no Hospital Municipal. O serviço funciona 24 horas. O morador de Foz do Iguaçu com dúvidas ou suspeita de covid-19 tem as seguintes opções de contato:

0800 645 5655: ligação gratuita; e

(45) 3521-1800: WhatsApp e ligações.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1448 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.