Operação combate grupo que contrabandeava cabelo e lavava o dinheiro

Operação cumpre três mandados de busca e apreensão, em Curitiba e em Foz do Iguaçu.
Siga a gente no

O grupo também é acusado de lavar dinheiro de doleiros do Paraguai.

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira, 22, uma operação para combater um grupo criminoso que lavava dinheiro proveniente de sonegação fiscal, contrabando e descaminho de cabelos humanos, além de lavar recursos de atividades ilícitas de integrantes que atuam como doleiros no Paraguai.

Segundo nota divulgada pela Receita Federal, o grupo fazia a lavagem de dinheiro ilícito utilizando empreendimentos de construção civil e bens em nome de terceiros.

A Operação Janus executa três mandados de busca e apreensão, além de buscas nas residências de pessoas ligadas à organização criminosa, em Foz do Iguaçu e em Curitiba.

Operação teve início já nas primeiras horas da manhã. Foto: RF
Buscas numa casa de um condomínio em Foz. Foto: RF

CABELO HUMANO

O cabelo humano era importado da Índia por meio de empresas em nome de interpostas pessoas, com o seu valor subfaturado. A parte não declarada era repassada aos vendedores através de operações cambiais irregulares denominadas dólar-cabo.

Os cabelos humanos eram revendidos, no mercado interno, por valores também subfaturados.

Da mesma forma, possivelmente, essa mercadoria era importada da Índia pelo Paraguai, de onde seria descaminhada para o Brasil.

Os pagamentos dessas operações, identicamente, faziam uso de operações financeiras ilegais envolvendo doleiros e contas em nome de interpostas pessoas.

A Justiça Federal decretou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens dos suspeitos. Participam da operação cinco auditores-fiscais, três analistas tributários e 15 policiais federais.

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Assessoria

Este texto é de responsabilidade de assessoria da imprensa institucional e/ou empresarial. Veja mais conteúdo do autor.

-->